OUTUBRO 2023
O QUE é A CINESIOTERAPIA?
Andreia Caldas
Fisioterapeuta
O que é a cinesioterapia?

O fisioterapeuta utiliza técnicas, recursos e exercícios terapêuticos aplicados de acordo com as necessidades dos pacientes como técnicas de higiene brônquica, aerossolterapia por nebulização, técnicas de ventilação e expansão pulmonar.

Cinesioterapia significa terapia pelo movimento que não resume o que é a fisioterapia pediátrica respiratória. A Fisioterapia Respiratória (FR) diz respeito a uma área de intervenção da Fisioterapia que tem como objectivo principal melhorar a função pulmonar em pessoas afectadas por doenças broncopulmonares nas quais existe um certo grau de dificuldade em respirar e/ ou se produz uma acumulação de secreções que obstruem os brônquios. Fisioterapia Respiratória Pediátrica (FRP) A FRP é recomendada quando o bebé ou a criança apresenta algum tipo de desconforto respiratório, normalmente causado por infecções como bronquiolites, pneumonias, a hipersecreção da asma do lactente ou mesmo uma gripe mais forte, que ocasiona uma acumulação de secreção que a criança tem dificuldade em eliminar sozinha. A acumulação de secreção leva a uma respiração ruidosa, dificultando a ventilação e oxigenação normais, podendo levar a quadros bacterianos secundários (otites, sinusite, pneumonia). Para além disso temos um maior trabalho respiratório na criança com uma respiração mais rápida, cansando-se mais facilmente. Perante este quadro a fisioterapia respiratória pode ajudar, evitando agravamento do quadro respiratório e promovendo o alívio da sintomatologia. O fisioterapeuta utiliza técnicas, recursos e exercícios terapêuticos aplicados de acordo com as necessidades dos pacientes como técnicas de higiene brônquica, aerossolterapia por nebulização, técnicas de ventilação e expansão pulmonar.

A cinesoterapia ajuda os bebés a recuperar totalmente de algum problema respiratório?
A Fisioterapia Respiratória não é útil nas doenças respiratórias em si mas sim nas suas complicações, sobretudo na obstrução brônquica causada maioritariamente pela hipersecreção permitindo, na maioria das vezes uma melhoria rápida do apetite e do padrão de sono, menos tosse, diminuição dos sinais de dificuldade respiratória e menor risco de desenvolver complicações, como infeções bacterianas e atelectasias (colapso pulmonar).



“O MELHOR É QUANDO RECEBEMOS FEEDBACK POSITIVO”

Qual é o âmbito do seu trabalho? 
O âmbito do meu trabalho é tratar bebés, crianças e adolescentes com necessidades de intervenção por parte da fisioterapia de maneira a restituir a sua função motora adequada, ou mais próxima do normal. 

A fisioterapia em bebés é muito específica? 
Sim, tem as suas especificidades. Não será da mesma forma com tratar um adulto, que temos a maior parte das vezes a sua colaboração. 

Quais são os problemas mais comuns que encontram nos bebés que precisam de fisioterapia? 
Em relação a esta faixa etária, depreendendo que bebés vão dos 0 aos 1/2 anos encontrámos patologias como torcicolos congénitos, atrasos de desenvolvimento, sequelas de doenças neurológicas, recuperação de lesões traumáticas (ex: fraturas… ) e a fisioterapia respiratória pediátrica que vulgarmente é mais conhecida por cinesioterapia respiratória. 

Os bebés precisam, em média, de mais ou menos tempo para recuperar que por exemplo, um adulto? 
Isso vai sempre depender da patologia de base do bebé. 

Qual é o momento que mais gosto e mais alegria vos dá a vossa profissão? 
Quando recebemos feedback da diferença que se faz no desenvolvimento daquela criança, bem como a empatia e partilha numa relação que se cria com a criança e cuidador. 

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal