OUTUBRO 2023
RECOMENDAçãO VACINAL: A ARMA CONTRA O FRIO
Dra. Verónica Marques
Farmacêutica na Farmácia do Caniço
veronica.marques@farmaciadocanico.pt
Recomendação Vacinal: a arma contra o frio

Outro objetivo da vacina, é bloquear a cadeia de transmissão da infeção e é por isso que grávidas, pessoas internadas, institucionalizadas e os profissionais de saúde têm o dever cívico de se vacinarem.

Mas a arma mais eficaz é a vacina, que deve ser administrada antes do início da época gripal - preferencialmente no Outono. E porque é que devemos ser vacinados? A vacina confere uma proteção muito significativa, e apesar de não impedir a infeção em todas as pessoas vacinadas, as que adoecem têm menos complicações.

O frio está a chegar... e agora? O frio potencia infeções respiratórias de origem viral, com destaque para constipações, gripes e pneumonias. No inverno, os vírus mais frequentes são os rinovírus, responsáveis pelas constipações e Influenza, responsáveis pelas gripes. As constipações e resfriados afetam o nariz e a faringe. Os sintomas mais frequentes são mal-estar geral, congestão nasal, espirros, pingo de nariz e garganta dorida. A gripe, ao contrário da constipação, é uma doença grave e pode até ser mortal, em pessoas mais vulneráveis. Para além dos sintomas da constipação, surgem febre e l e v a d a , dores de cabeça, nos músculos e nas articulações. Seguir atitudes defensivas de transmissão do vírus, como lavagem das mãos, proteção respiratória e máscara facial, são muito importantes. Mas a arma mais eficaz é a vacina, que deve ser administrada antes do início da época gripal - preferencialmente no Outono. E porque é que devemos ser vacinados? A vacina confere uma proteção muito significativa, e apesar de não impedir a infeção em todas as pessoas vacinadas, as que adoecem têm menos complicações. A baixa literacia em saúde é apontada como uma das principais causas para os mitos criados em torno da vacina. Estes mitos são maioritariamente infundados, e surgem devido à falta de informação. Há resistência à vacinação por falta de confiança. No geral, as pessoas pensam na carga negativa associada à vacina e não tanto nos benefícios inerentes à sua toma. Neste sentido, é crucial informar as pessoas, dirigindo o discurso aos receios individuais e destacando a perceção do risco. A vacina antigripal tem como principal objetivo proteger as pessoas mais vulneráveis, por exemplo, de idade superior a 60 anos, doentes crónicos e pessoas com a imunidade diminuída. Outro objetivo da vacina, é bloquear a cadeia de transmissão da infeção e é por isso que grávidas, pessoas internadas, institucionalizadas e os profissionais de saúde têm o dever cívico de se vacinarem.

Sabia que pode ser vacinado na sua farmácia contra a gripe?
Pois bem, na Madeira, todas as pessoas que desejem ser vacinadas na farmácia podem fazê-lo, mediante a apresentação de uma receita médica, pagamento da vacina e respetivo serviço. Assim, mais vale prevenir do que remediar! Não se esqueça de se vacinar antes do frio chegar! 

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal