SETEMBRO 2023
5 QUESTõES SOBRE O MOSQUITO AEDES AEGYPTI
Dra. Bela Viveiros
Técnica Superior de Saúde Ambiental, DRS

Dra. Fátima Camacho
Técnica Superior de Saúde Ambiental, DRS

5 questões sobre o mosquito Aedes aegypti

Como podemos reconhecer o mosquito Aedes aegypti? Ele tem características particulares?
O mosquito Aedes aegypti é de pequenas dimensões, corpo negro, manchas brancas no corpo e patas e um desenho em forma de lira no tórax. É capaz de detetar o dióxido de carbono que libertamos na nossa respiração e o ácido láteo da nossa transpiração. Durante a sua vida põem 200 a 300 ovos em pequenas porções de água parada. No seu ciclo de vida passa por duas fases terrestre e aquática. Usa recipientes naturais e artificiais para colocar os ovos, que após a eclosão as larvas crescem transformam-se em pupas e posteriormente em mosquito adulto. Os ovos podem resistir até um ano mesmo que o local onde foram depositados fique seco. Se este local receber água novamente, o ovo devolve-se e o mosquito concluí o seu ciclo de vida. O ovo mede cerca de um milímetro tem cor negra e forma alongada o que se torna difícil a sua deteção a olho nu. Durante o voo emite o ruído característico dos mosquitos.

Qual é o período de maior atividade deste mosquito?
A sua atividade é mais intensa ao amanhecer e ao entardecer.

São só as fêmeas que picam? O mosquito pica animais?
Só as fêmeas picam e vivem cerca de 45 dias. Quanto ao seu alvo, o mosquito Aedes aegypti pica preferencialmente os humanos, podendo, no entanto, picar outros animais.

Como podemos prevenir picadas?
As pessoas devem ainda adotar medidas de proteção individual como reduzir a exposição à picada. São exemplos de cuidados: reduzir a exposição corporal, através do uso de peças de vestuário largas compridas; evitar locais de maior exposição durante o amanhecer e anoitecer; aplicar repelente que contenha pelo menos 20 % - 30% de DEET (NN-dietil-m-toluamida); e utilizar redes mosquiteiras nas janelas e portas.

Existe alguma forma de eliminar este mosquito?
A eliminação dos criadouros dos mosquitos Aedes aegyti é considerada a melhor estratégia de controlo, especialmente na presença de mosquitos resistentes aos inseticidas autorizados. Neste sentido, a eliminação de criadouros é a base do controlo vectorial na nossa região. Os criadouros são locais onde é possível acumular pequenas porções de água. São exemplos de ações para a sua eliminação: - Eliminar latas, garrafas ou quaisquer outros tipos de embalagens plásticas ou descartáveis que possam acumular água em jardins, quintais, arredores da habitação ou terrenos baldios. Por menor que sejam estes objetos (copos, tampas de refrigerantes, cascas de ovos), desde que possam acumular água, deve acomodá-los devidamente em sacos e colocá-los no lixo; - Manter os pneus fora de uso secos e em locais cobertos, para evitar a sua exposição à chuva ou outra fonte de água; - Não cultivar plantas em recipientes com água e evitar o uso de pratos sob os vasos (em alternativa, pode encher os pratos com areia ou tipo de material semelhante); - Manter poços, cisternas e outros depósitos de água bem cobertos. Vedar, com tela fina, aqueles que não têm tampa própria; - Tratar a água das piscinas com cloro e assegurar a sua limpeza uma vez por semana. Se estas não forem utilizadas, devem ser mantidas vazias e cobertas; - Manter as caleiras limpas e desentupidas, removendo folhas e materiais que possam impedir o escoamento da água; - Lavar e mudar a água dos bebedouros dos animais, pelo menos uma vez por semana.




 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal