AGOSTO 2023
PORQUE A ALíCIA FICOU MAIS UM ANO NA PRé!
Dra. Mara Abreu
Psicóloga Educacional
Diretora do Eu'génio Centro de Aprendizagem
Porque a Alícia ficou mais um ano na pré

As crianças mais novas em cada turma estão em desvantagem em relação aos seus colegas mais velhos pois têm: maior probabilidade de obterem piores resultados académicos; de necessitarem de serviços de educação especial; maior probabilidade de receberem um diagnóstico de hiperatividade e défice de atenção ou de precisarem de apoio psicológico.

Enquanto mãe de uma criança nascida em outubro, e portanto condicional, fui confrontada com uma escolha que, para mim, é bastante complexa: matricular a minha filha no 1.° ano com 5 anos ou mantê-la na pré por mais um ano. Digo que é uma decisão complexa pois implica colocarmos em perspetiva não só o presente, mas sobretudo o futuro dos nossos filhos. É uma escolha difícil cuja responsabilidade é dos pais mas que deve envolver as pessoas que melhor conhecem os nossos filhos. Por isso, em primeiro lugar, ouvimos a educadora no final do primeiro trimestre do ano, cujo parecer era favorável à transição para o 1.° ciclo. De acordo com a educadora, todos os pontos fundamentais que permitem concluir que a criança está apta para transitar para o 1.° ciclo tinham sido atingidos e ao longo do ano seriam trabalhados conteúdos que iriam reforçar esta preparação, para uma etapa escolar tão importante. No entanto, a educadora salientou algumas questões relacionadas com a regulação emocional, que também eram uma preocupação nossa e que, acabaram por ter um peso maior na decisão do que outro tipo de questões como: já saber contar, reconhecer letras, números, contar histórias, resolver problemas de matemática simples, entre outros. Em segundo lugar, à medida que o ano avançava fomos conversando com a nossa filha e percebemos que havia um grande desejo em aprender mais, mas também, e sobretudo, uma vontade de continuar a brincar, de praticar exercício físico e explorar o desenho e a pintura. No entanto, o desejo maior era: ser finalista tal como os seus colegas. Pouco tempo depois, começaram os preparativos para a festa final da escola, momentos especiais para os finalistas e a viagem de finalistas. É claro que enquanto mãe desejava que a minha filha acompanhasse o grupo, é o que todos desejamos, verdade? Mas, eu e o pai, ainda não tínhamos decidido se efetivamente aquele seria ou não o seu ano de finalista. Por fim, fui pesquisar e perceber o que diz a ciência sobre este assunto. Há poucos anos, o Centro de Investigação e Intervenção na Leitura do Instituto Politécnico do Porto (IPP) realizou um estudo com 698 crianças portuguesas concluindo a inexistência de impacto da variável idade nas competências de base à aprendizagem da leitura. Por outro lado, verificámos que os países da Europa que apresentam melhores resultados são aqueles em que as crianças ingressam na escola aos 7 anos como por exemplo a Finlândia ou a Suécia. Então em quê que ficamos? Noutros estudos verificou-se que as crianças mais novas em cada turma (isto é, as crianças que nascem nos últimos meses do ano) estão em desvantagem em relação aos seus colegas mais velhos pois têm: maior probabilidade de obterem piores resultados académicos; de necessitarem de serviços de educação especial; maior probabilidade de receberem um diagnóstico de hiperatividade e défice de atenção ou de precisarem de apoio psicológico. Parece-me então que há mais vantagens em deixar ficar mais um ano na pré. E foi isso que fizemos. Para mim, faz sentido contribuir para uma transição harmoniosa para o 1.° ciclo e não um esforço para acompanhar os colegas. Faz-me sentido, pensar no futuro, nas vantagens de ser das mais velhas do grupo numa fase tão desafiante como a adolescência. Por tudo isto, decidimos que o importante é permitir que a nossa filha tenha a oportunidade de usufruir da sua infância em pleno enquanto ainda é possível. Que possa ultrapassar desafios relativos à gestão das suas emoções e fazer novos amigos. É de salientar que a escola contribuiu muito para que a nossa filha, tal como outros colegas que ficaram mais um ano no ensino pré-escolar, não se sentissem tristes por não ingressarem no 1.° ano. Todos participaram nas festividades dos finalistas, cada criança com um papel de destaque único e especial.





 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal