AGOSTO 2023
TRANSIçõES EDUCATIVAS: UM TEMPO DE ACOLHIMENTO
Dra. Ângela Ferreira
Direção Regional da Educação
Transições educativas: um tempo de acolhimento

A todos os estabelecimentos de educação se pede para flexibilizar este período de acolhimento e de adaptação das crianças de forma a responder às necessidades individuais de cada criança.

Estamos próximos do começo de um novo ano letivo. Para muitas crianças, setembro significa voltar à sua sala e reencontrar os seus companheiros de aventuras. E que bom que é poder estar de volta com a confiança e a segurança emocional que construíram ao longo do ano letivo anterior. Para outras crianças, porém, poderá significará mudança, ansiedade e medo do desconhecido. São muitas as crianças que este setembro irão viver a mudança de escola e/ou de sala e, consequentemente, uma mudança de amigos e de adultos de referência, uma mudança nas dinâmicas de interação, uma mudança de cheiros, de tempos, de desafios… A literatura para a infância diz-nos que estas transições educativas podem ser momentos de desenvolvimento e de aprendizagem para todas as crianças, desde que bem planeadas e vividas de uma forma serena e gradual. Para suavizar a entrada das crianças na creche, na sala de educação pré-escolar ou numa sala de 1.º Ciclo podemos pensar, antecipadamente, algumas estratégias a adotar pelos profissionais de educação e pelas famílias: Construir interações positivas entre a escola e as famílias. É importante cuidar da qualidade da comunicação entre pais e equipa educativa. É essencial que haja disponibilidade por parte da escola e dos seus profissionais para que as famílias sejam ouvidas e valorizadas nas suas inquietações, nos seus receios e medos, assim como também é essencial que as famílias se mostrem disponíveis para pequenos encontros com a equipa educativa da sala para que possam compreender e participar no trabalho que aí poderá ser desenvolvido. Convidar as famílias e as crianças a conhecer a escola e a nova sala. Estabelecer rotinas consistentes para as crianças e com as crianças. Em casa e na escola. É importante fazê-lo com as crianças, para que elas possam compreender o seu propósito e então, mais facilmente, corresponder, por exemplo, ao tempo de ir para a cama, à necessidade de se levantar cedo para tomar em casa o seu pequeno-almoço… Na escola, os educadores de infância e os professores poderão ilustrar, com a participação das crianças, uma rotina semanal que as ajude a materializar e a compreender a passagem dos diferentes momentos do dia e, com isso, diminuir a ansiedade e a angústia da separação das suas figuras de vinculação. A todos os estabelecimentos de educação se pede para flexibilizar este período de acolhimento e de adaptação das crianças de forma a responder às necessidades individuais de cada criança. O mesmo se deve garantir às crianças que já tenham estado na mesma sala, no ano letivo anterior. Há crianças que precisam desse tempo e desse ritual! Às famílias sugerem-se despedidas francas e não baseadas em “doces mentiras”, como: “a mãe já vem!”. Não fujam às escondidas dos vossos filhos e estabeleçam com eles um tempo concreto para os irem buscar, como, “Eu venho na hora do lanche.” E…não faltem ao prometido! Partilhem com os vossos filhos uma imagem positiva da creche, do jardim de infância e da escola. Esta imagem positiva, de uma relação harmoniosa entre a casa e a escola, é facilitadora da adaptação da criança ao seu novo contexto educativo. Desejamos a todas as nossas crianças, famílias e profissionais da educação um excelente ano letivo. Brinquem muito! Todos! E, sempre que possível, brinquem juntos!



 


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