JULHO 2023
CINCO JOVENS E CINCO CRIANçAS FORAM ACOLHIDAS
Associação Centro da Mãe 
Nome: Cláudia Henriques (Presidente) e Yenny Pestana (Diretora Técnica) 
Anos de existência: 24 Anos 
Número de associados: 23 sócios 
Email: geral@centrodamãe.pt 
Número de telefone: 291 224 074

Cinco jovens e cinco crianças foram acolhidas 

Cláudia Henriques é a presidente da Associação Centro da Mãe, que trabalha para apoiar, acolher e acompanhar mães e mulheres grávidas. Leite, papas, fraldas, roupa até aos 6 anos de idade e material de puerpério são bens sempre necessários na Instituição.

Qual é o principal foco do trabalho do Centro da Mãe? 
O Centro da Mãe tem por objetivo apoiar, acolher e acompanhar mulheres grávidas e mães em situação de vulnerabilidade pessoal, social ou económica. Para tal, tem na sua estrutura três respostas sociais: valência de atendimento e acompanhamento; loja social; valência de acolhimento residencial. 

Como é que as pessoas podem chegar a vós? 
As pessoas procuram o apoio do Centro da Mãe por iniciativa própria ou de familiares, ou por encaminhamento de Instituições parceiras, nomeadamente Segurança Social, CPCJ, EMAT, hospital, centros de saúde, escolas e entidades do sector social. 

Qual é a principal carência do vosso Centro? 
As respostas sociais prestadas pela Instituição são dadas de acordo com o perfil de necessidades de cada pessoa, sendo que uma parte significativa procura apoio para aliviar o orçamento da família nos primeiros anos de vida das crianças. Leite, papas, fraldas, roupa até aos 6 anos de idade e material de puerpério são bens sempre necessários na Instituição. 

Têm um número significativo de mães que o são ainda em idade juvenil? 
Apesar dos números da gravidez na adolescência virem a diminuir nas últimas décadas, o fenómeno repete-se. Cada menina que engravida precisa do apoio da família, e quando este não existe ou não é suficiente, a sociedade tem o dever de o dar. No ano 2022, o Centro da Mãe apoiou quatro adolescentes, sendo que três foram acolhidas na valência de acolhimento residencial. 

Nesses casos têm um cuidado maior para ajudar? 
O apoio a grávidas ou mães adolescentes é dado com maior proximidade, cuidando de aspetos como o acompanhamento psicológico da jovem, a sua capacitação para a maternidade e o apoio à integração da mãe e do bebé no seu contexto social.

Precisam de voluntários para o vosso centro? O apoio de voluntários é bem-vindo na organização da loja social e em eventos pontuais, como recolha de bens alimentares ou realização de feiras.

Quantas pessoas a vossa ajuda abrange? 
Apoiar uma mãe é apoiar uma família. Em 2022, a Instituição apoiou 148 mulheres. Na valência de acolhimento residencial foram acolhidas cinco jovens e cinco bebés ou crianças.



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal