JUNHO 2023
PROTETORES SOLARES
Dra. Sofia Ferreira
Farmácia do Caniço
sofia.ferreira@farmaciadocanico.pt
Protetores Solares


FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR
O SPF deve obrigatoriamente constar no rótulo do produto e é dividido por categorias: 
- Baixa, SPF entre 6 e 10
- Média, SPF 15, 20 e 25 
- Elevada, SPF 30 e 50
- Muito elevada, SPF 50+

“Temos várias formas de apresentação desde creme, gel, loção, spray, óleo e leite, a eficácia é a mesma, o importante é o SPF e os filtros solares presentes, que deverão filtrar os UVB e os UVA”

Ao falarmos em protetores solares, importa primeiro falar um pouco sobre radiação solar, esta divide-se em radiação UVA e Radiação UVB. Os protetores solares são produtos cosméticos com um papel fundamental na proteção da pele contra os efeitos nocivos do sol e por isso a comunicação com o consumidor que estes transmitem é muito importante. No nosso país, cabe ao Infarmed supervisionar e garantir a sua qualidade. Um dos requisitos obrigatórios é a referência na embalagem do SPF – Fator de Proteção Solar! O SPF, reflete a capacidade de os protetores solares defenderem a pele dos raios UV, e é uma relação entre a dose mínima de radiação que provoca o eritema com e sem protetor solar. Mas o SPF é referente à R-UVB, pois é a parte da radiação que provoca as queimaduras solares e irritação da pele, por isso é importante procurar sempre protetores com referência também à proteção contra a R-UVA (que é legalmente pelo menos 1/3 da proteção UVB). Infelizmente não existe um protetor solar que garanta proteção total contra os efeitos nefastos da exposição ao sol, pois nenhum protetor consegue filtrar a totalidade da radiação emitida. Temos várias formas de apresentação desde creme, gel, loção, spray, óleo e leite. A eficácia é a mesma, o importante é o SPF e os filtros solares presentes, que deverão filtrar os UVB e os UVA, estes filtros solares poderão ser de 2 tipos: - Filtros químicos, que funcionam como esponjas e absorvem a radiação solar (exemplo o tinosorb e mexoril); - Filtros físicos, que refletem a radiação solar e funcionam como uma espécie de escudo para a pele, entre eles encontramos o dióxido de titânio e o óxido de zinco. São estes filtros físicos que conferem o aspeto «esbranquiçado» à pele. Mesmo usando um protetor solar seguro, devemos sempre ter cuidado com o sol e assim a melhor proteção passa também por usar roupa adequada e respeitar o horário de exposição ao sol!

RADIAÇÃO UVA E UVB
- Radiação UVA: espectro da radiação responsável pelo envelhecimento precoce da pele, aparecimento de manchas e também pelo cancro cutâneo, consegue atravessar o vidro e é constante durante todo o ano; 

- Radiação UVB: aumenta de intensidade nos meses mais quentes, é responsável pelas queimaduras solares e principal responsável pelo cancro de pele. Este tipo de radiação é bloqueada, quase na totalidade, pelo vidro.

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal