MAIO 2023
A INSUFICIêNCIA CARDíACA
Dra. Helena Oliveira
Farmácia do Caniço
helena.oliveira@farmaciadocanico.pt
A insuficiência cardíaca

O tratamento não farmacológico inclui a adoção de uma dieta adequada, a prática de exercício físico ajustado à capacidade do doente e não fumar.
Os principais sintomas são cansaço acentuado, palpitações, inchaço dos membros inferiores e dificuldades respiratórias.

A insuficiência cardíaca é caracterizada pela incapacidade do coração bombear sangue de maneira adequada e suficiente para suprir as necessidades de oxigénio e nutrientes dos tecidos e órgãos do corpo. Os principais sintomas são cansaço acentuado, palpitações, inchaço dos membros inferiores e dificuldades respiratórias. Diferentes situações podem contribuir para o desenvolvimento de insuficiência cardíaca. Alguns exemplos são a doença arterial coronária, o enfarte do miocárdio, a miocardite, a hipertensão arterial, doenças valvulares, algumas arritmias cardíacas, malformações cardíacas congénitas, algumas infeções vírias e alguns medicamentos. O tratamento escolhido dependerá da causa e gravidade da situação e visa aliviar os sintomas, melhorando a qualidade de vida e/ou atuar na causa. Na maioria das situações implica alterações do estilo de vida e tratamento farmacológico. Intervenções cirúrgicas podem ser necessárias para corrigir algumas causas, sendo o transplante a última linha de tratamento para situações mais graves. O tratamento não farmacológico inclui a adoção de uma dieta adequada, a prática de exercício físico ajustado à capacidade do doente e não fumar. O controlo da ingestão de sal é fundamental para evitar uma maior retenção de líquidos e uma maior sobrecarga do coração. Os medicamentos utilizados podem incluir, entre outros, diuréticos, que combatem a retenção de líquidos; medicamentos que aumentam a força de contração do coração e reduzem o seu ritmo; vasodilatadores, que permitem reduzir a sobrecarga exigida ao coração; e anticoagulantes. A prevenção passa pela adoção de uma alimentação saudável, pela prática de exercício físico, pelo controlo do peso e pela avaliação médica regular, evitando o tabaco e o abuso de álcool e tratando fatores de risco existentes, como a hipertensão arterial, diabetes ou doença coronária. Pode contar com o apoio da equipa da sua farmácia em toda a sua jornada de prevenção, monitorização de fatores de risco e tratamento.

A prevenção passa pela adoção de uma alimentação saudável, pela prática de exercício físico, pelo controlo do peso e pela avaliação médica regular, evitando o tabaco e o abuso de álcool, e tratando fatores de risco existentes, como a hipertensão arterial, diabetes ou doença coronária.

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal