ABRIL 2023
A MATERNIDADE ACRESCENTA ALEGRIA, FELICIDADE, AMOR E CUMPLICIDADE
Dra. Marta Pereira
Dermatologista
A maternidade acrescenta alegria, felicidade, amor e cumplicidade

A médica dermatologista Marta Pereira é mãe de quatro filhos. Assume que o maior desafio da maternidade foi a passagem de um para os dois filhos, que obrigou a uma exigência elevada. A partir do segundo filho, tudo se tornou mais fácil. Mas os desafios estão sempre lá, assume.

Enquanto mãe, nota que geriu as gravidezes de forma distinta? Foi mais stressada na primeira gravidez e menos nas outras?
Tive quatro gravidezes tranquilas, com algumas diferenças entre elas, principalmente da primeira para a segunda. Em todas elas, a minha principal preocupação foi sempre a saúde do bebé. Na minha primeira gravidez, estava um pouco mais apreensiva pois não sabia o que me aguardava e as expetativas eram muitas.
Como um filho poderia mudar a minha vida pessoal, profissional e social? Como iria conseguir gerir todas essas mudanças? Tudo acabou por correr com naturalidade
porque o desejo de ser mãe superou todas as dúvidas.

Como gere a sua vida com quatro filhos? Deve ser uma exigência muito, muito grande?
Tive de aprender a conciliar a maternidade com os outros aspetos da vida de uma mulher (social e profissional), até porque devido à minha profissão, tinha sempre um
dia que estava fora (de urgência), ou muitas vezes dois. Por analogia a uma receita, são tempos que nos obrigam a saber dosear os vários ingredientes da vida e saber
temperá-los com boa disposição, pois a experiência da maternidade acrescenta alegria, felicidade, amor e cumplicidade, que se vão multiplicando à medida que a família vai crescendo. Volto a dizer: faria tudo da mesma forma! Ao longo deste tempo contei sempre com a ajuda dos avós e de alguns amigos próximos.
A dada altura tive de tomar uma decisão profissional e tanto eu como o meu marido saímos do serviço público e passámos a trabalhar só no serviço privado. Isto aconteceu pouco tempo após o nascimento do nosso quarto filho. À medida que os mais velhos foram crescendo foi mais fácil organizar as tarefas do dia a dia, pois a
autonomia também era diferente. Eu e o meu marido procurámos sempre dividir as tarefas domésticas mais maçadoras e chatas como ir às compras de supermercado ou
cozinhar, e só assim é possível numa casa com 6 pessoas manter um mínimo de normalidade. Procurei também ao longo de todos estes anos não sobrecarregar os meus filhos com atividades extracurriculares, até porque as crianças precisam de tempo para serem crianças.

O conhecimento adquirido nas primeiras gravidezes tem grande influência na forma como gerimos as seguintes. Tornamo-nos mais relaxados, estamos mais preparados, ou mais cansados?
Na verdade, foi na segunda gravidez que o impacto foi maior. Passar de um para dois filhos é um desafio a vários níveis. Obrigou a um nível de organização pessoal considerável. Neste sentido, a terceira e a quarta gravidez acabaram por ser tranquilas, uma vez que já tinha grande parte dos problemas comuns resolvidos e tudo somado ser mãe de quatro filhos acaba por ser uma vida muito mais rica. Mas gostaria de descrever um pouco melhor os desafios da primeira para a segunda gravidez para que os leitores não fiquem com uma ideia errada. Nesta última há sempre uma preocupação com o filho mais velho. Como é que ele se irá sentir? Sentirá ciúmes do irmão? Vai querer dividir o quarto e os brinquedos? Por outro lado, há a preocupação de educar duas crianças em simultâneo, sendo na prática, dois bebés. Existe também a preocupação de dar um tratamento idêntico a ambos. O cansaço obviamente é muito maior. Olhando para trás, não deixa de ser engraçado notar que na primeira gravidez temos todo o tempo do mundo para cuidar de nós e do enxoval do bebé. Cada detalhe é pensado e planeado ao pormenor. O quarto, as roupas, a cama, o carrinho, etc. Ou seja, a primeira gravidez dura muito mais que nove meses. Na segunda parece que o tempo encolhe, pois tudo acontece de forma muito mais rápida. São tempos fantásticos e inesquecíveis. Faria tudo da mesma forma novamente. Acrescento que a segunda gravidez tem uma grande vantagem sobre a primeira, talvez a maior de todas elas: a maturidade. Isso dá-nos a tranquilidade e a confiança que não temos na primeira. De alguma forma já sabemos o que esperar nas primeiras semanas e nos primeiros meses.

Com quatro filhos (duas miúdas e dois rapazes) e tem tempo para momentos de lazer? Como e o que faz?
Tenho tido até ao presente a felicidade de poder equilibrar a minha vida pessoal e profissional com o meu papel de mãe. Não sendo uma tarefa fácil, temos também de saber pedir ajuda quando é necessário, junto da família ou junto dos amigos. Ser mãe e profissional certamente não é uma tarefa fácil, mas pode (e deve) ser saudável para ambos, pais e filhos, sem culpa nem pesar. Com o auxílio adequado conciliamos o trabalho e a deliciosa experiência da maternidade!


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal