ABRIL 2023
O DESMISTIFICAR DA PELE ATóPICA
Dra. Verónica Marques
Farmacêutica da Farmácia do Caniço
veronica.marques@farmaciadocanico.pt
O desmistificar da pela atópica

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crónica da pele, que habitualmente surge durante a infância. Trata-se de uma doença de epidemiologia e fisiopatologia complexas, sendo que na sua origem parecem estar envolvidas disfunções na barreira epidérmica, no microbioma humano, fatores ambientais e predisposição genética. Porém, a causa exata é desconhecida.

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crónica da pele, que habitualmente surge durante a infância. Trata-se de uma doença de epidemiologia e fisiopatologia complexas, sendo que na sua origem parecem estar envolvidas disfunções na barreira epidérmica, no microbioma humano, fatores ambientais e predisposição genética. Porém, a causa exata é desconhecida. A dermatite atópica não é contagiosa, ou seja, não é transmissível de pessoa para pessoa. Os sintomas surgem, geralmente, antes dos 5 anos e a distribuição da dermatite varia com a idade. Como manifestações mais frequentes desta doença surgem o prurido cutâneo, erupções avermelhadas, que originam pápulas ou vesículas com exsudação e formação de crosta que evoluem, na fase crónica, para lesões descamativas.
Na idade adulta, a doença tem períodos de melhoria e de agravamento. É frequente após o desaparecimento da dermatite, ocorrer o aparecimento de asma ou rinite. O
stress emocional pode desencadear períodos de exacerbação deste problema na pele. 
Não existe cura para a dermatite atópica, no entanto podem ser adotadas algumas medidas. Para evitar a pele seca, o  banho deve ser rápido e preferencialmente, com água morna. O uso excessivo de sabonetes não é o ideal para este tipo de dermatite. Como a pele tem tendência a ficar seca, a melhor opção será aplicar um hidratante neutro, sem sabão, nem perfume. Ambientes quentes, secos e poluídos devem também ser evitados Na lavagem da roupa do bebé ou criança, não devem ser utilizados produtos com lixívia ou amaciadores, pois estes podem causar irritação na pele. Por fim, é fundamental manter a casa devidamente arejada evitando aeroalérgenos, como os ácaros presentes no pó. No que diz respeito ao tratamento da dermatite atópica, a primeira linha de tratamento resulta na utilização de cremes hidratantes. Poderá ser necessário utilizar cremes ou pomadas que diminuam a inflamação da pele, como corticosteroides e imunomoduladores tópicos. Nos casos de agudizações pode ser necessário fazer corticosteróides por via oral, por curtos períodos de tempo.

Em modo conclusivo, a dermatite atópica é vista como um grande problema na pele, mas não se esqueça que para cada problema há sempre uma solução. Neste caso várias!


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal