Dr. Duarte Pereira Diretor Técnico da Farmácia do Caniço duarte.pereira@farmaciadocanico.pt A vacinação na gravidez contribui para proteger a mulher acautelando a doença durante a gravidez e permite proteger o feto, o recém-nascido e o lactente por transferência de anticorpos através da placenta e do leite materno. A vacinação, que tem como objetivo a proteção da saúde individual e pública, permitiu ao longo dos anos, controlar, eliminar e erradicar várias doenças, reduzindo a mortalidade em particular a mortalidade infantil. Uma vacina é uma preparação de antigénios (partículas estranhas ao organismo, tais como parte ou o próprio microrganismo morto ou inativado) que, ao ser administrada a um indivíduo, estimula o seu sistema imunitário a produzir anticorpos (células de defesa), dando origem a uma resposta protetora e específica para um ou mais agentes infeciosos. As vacinas autorizadas são seguras, eficazes e protegem contra doenças potencialmente graves, algumas fatais, mas atualmente muito raras como resultado da vacinação. A vacinação na gravidez contribui para proteger a mulher acautelando a doença durante a gravidez e permite proteger o feto, o recém-nascido e o lactente por transferência de anticorpos através da placenta e do leite materno. O Programa Nacional de Vacinação (PNV), implementado em 1965, é gratuito e acessível a todas as pessoas presentes em Portugal. Apesar do seu cumprimento legal não ser obrigatório, à exceção da vacina contra o tétano e difteria, apresenta uma taxa de cobertura vacinal elevada, superior a 90%, garantindo a saúde de todos.
Naturalmente, o PNV não é estático, sendo introduzidas alterações sempre que se justifique datando de 2020 a última revisão. A utilização de vacinas fora do PNV não é gratuita, apenas algumas são comparticipadas. Estas vacinas têm o mesmo propósito, ou seja, a proteção individual, porém são administradas se houver concordância entre a recomendação médica e a opinião dos pais. As mais solicitadas são contra o Rotavírus, a Varicela, Hepatite A, Prenumococo e Influenza. A vacinação é um direito e um dever de todos cidadãos. As vacinas são seguras e salvam vidas.
NO PNV ESTÃO INCLUÍDAS AS VACINAS CONTRA:
• Difteria, Tétano e Tosse convulsa; • Doença invasiva por Haemophilus influenzae tipo b; • Doença invasiva por Neisseria meningitidis B e C; • Hepatite B; • Infeções por Streptococcus pneumoniae; • Poliomielite; • Rubéola; • Sarampo, Parotidite epidémica e Rubéola; • Vírus do papiloma humano (HPV). |