MARçO 2023
TRABALHAR MUITO MELHOR DEPOIS DE COMER
Nome: Carlota Cavaco 
Idade: 45 anos 
Cargo: Diretora Geral do Hospital da Luz Funchal 
Onde se formou: Em Economia na Universidade Nova de Lisboa 
Desporto preferido: Como público tenho imensos preferidos

Depois de ter praticado muitos desporto quando era jovem, Carlota Cavaco, Diretora Geral do Hospital da Luz no Funchal, é honesta e assume que agora não tem tempo para o exercício físico. Estar com as filhas e com pessoas bem-dispostas faz-lhe bem.

O exercício físico é tido como um aliado para uma vida saudável, para uma vida plena, para combater o stress e a correria diária. Pratica exercício físico com que frequência? 
Casei com uma pessoa que pratica desporto com muita frequência e que tanto a família como os amigos próximos também o fazem. Só nessa altura é que percebi a diferença entre pessoas em que o exercício faz parte das suas vidas e as outras (como eu). São pessoas competitivas consigo próprias, todos os dias querem fazer melhor do que no anterior, mesmo com os anos a passar, têm cooperativismo, tem um ritmo biológico alto e um sorriso fácil. As pessoas como eu usam o argumento do "não tenho tempo" e andam a pé. No início não tinha tempo porque tinha de estudar, depois porque trabalhava 12 horas/dia, agora porque além de trabalhar quero estar com as minha filhas pequenas. Não há desculpas, mas são tudo desculpas. Uma vida boa é uma vida equilibrada e fazer exercício, beber água, comer bem, dormir são importantíssimos para a nossa saúde mental e física. Em nova pratiquei imensos desportos. Não imenso desporto, mas imensos desportos, mas sempre com a postura de enriquecimento pela experiência. Ginástica, ballet, basquete, windsurf, hipismo, ténis, Europe (que é uma modalidade de vela),... tudo a passeio.

A qualidade da nossa alimentação influencia diretamente o nosso rendimento e a nossa disposição diária. Tem cuidados com a alimentação? Quais?
Trabalho muito melhor depois de comer. Tomo sempre um bom pequeno-almoço, tenho sempre o cuidado de andar com lanches para meio da manhã e meio da tarde, almoço tipicamente fora de casa, mas janto sempre em casa. Adoro sopa, fruta e "comida de lume". Isso faz com que não use "comida de plástico" a substituir as refeições. O tipo de profissão que se tem, influência muito a alimentação. Quem trabalha com muitas rotinas, e horários fixos, tem muito mais facilidade em ter uma alimentação equilibrada. Quem trabalha por turnos tem de ter mais disciplina.

Que hábitos promove para uma boa saúde mental? 
A minha saúde mental é promovida pelas relações pessoais. Gosto imenso da minha equipa de trabalho, conseguimos trabalhar e ter muito bom ambiente. Tenho duas filhas super bem-dispostas com gargalhadas contagiantes. O meu marido é muito otimista e vê sempre o copo meio cheio. Durmo bem, como bem e tenho a sorte de ter pessoas muito bem-dispostas à minha volta.

A pandemia fez-lhe reduzir os hábitos de saúde ou a readaptar-se? 
A pandemia fez-nos desacelerar e dar ainda mais valor às atividades ao ar livre. As crianças pequenas engordaram e ficaram muito agarradas a hábitos caseiros. Fizemos os possíveis por não acontecer isso em nossa casa, mas foi inevitável. Agora que já passou parece ter tanto tempo, acho que fizemos um bom exercício de adaptação.

Qual o seu hobbie favorito? Porquê esse? 
O meu hobbie favorito é fotografia. Tenho pouca memoria visual e desde cedo que sou viciada em registar os momentos. Quando for grande vou ser fotógrafa.

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal