MARçO 2023
O NOSSO OBJETIVO PRINCIPAL é PROMOVER E FOMENTAR O APOIO
Nome: MulherEndo 
Anos de existência: Cerca de 9 anos e meio (fazemos 10 anos em dezembro) 
Número de associados: 530 
Email: geral@mulherendo.pt 
Número de telefone: 916 898 540

A MulherEndo - Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose, dá apoio às mulheres que têm suspeita ou um diagnóstico de endometriose e de adenomiose.

O que é a Endometriose? 
A endometriose é uma doença crónica e benigna que afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva e que se caracteriza pela presença de tecido semelhante ao endométrio (membrana que reveste a parede do útero) em localização extra-uterina, o que leva a uma resposta inflamatória nas zonas e nos órgãos afetados. Este tecido tem um comportamento idêntico ao comportamento do endométrio (que todos os meses descama, dando origem à menstruação), o que significa que todos os meses vai também sangrar. Contudo, este sangramento permanece no interior do corpo, causando dor e inflamação. Da mesma forma, este tecido pode ainda causar nódulos e aderências entre os órgãos, o que pode levar ao comprometimento do funcionamento dos mesmos. Importa perceber que se trata de uma doença que pode afetar qualquer órgão do corpo humano, sendo que só não há ainda registo da presença deste tecido no coração e no baço. A Adenomiose, por seu lado, caracteriza-se pela presença de glândulas endometriais e estroma no miométrio uterino, provocando um aumento do volume do útero. Esta doença pode apresentar-se de duas formas: focal (quando há apenas um foco no miométrio) ou difusa (quando há vários focos espalhados). É uma patologia distinta da endometriose, ao contrário do que se pensava até há muito pouco tempo, contudo as duas doenças têm muitas semelhanças nos sintomas e nas abordagens terapêuticas. 

Qual é o principal foco do trabalho da Associação MulherEndo? 
O nosso principal foco são todas as mulheres que precisam de uma orientação, escutando as suas queixas, valorizando as suas dores e trabalhando em conjunto para que o seu percurso de procura de respostas para os seus sintomas seja o mais acompanhado e célere possível. O nosso objetivo principal é promover e fomentar o apoio, a reabilitação e/ou recuperação física e psicológica da mulher com Endometriose e/ou Adenomiose através da informação e cooperação direta. Sendo que para tal, trabalhamos diariamente também para a divulgação e sensibilização para uma doença que A MulherEndo - Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose, dá apoio às mulheres que têm suspeita ou um diagnóstico de endometriose e de adenomiose. é ainda muito desvalorizada e desconhecida no nosso país, não só pela sociedade de uma forma geral, como por uma boa parte da comunidade médica em particular. Este trabalho é realizado não só através das redes sociais que nos permitem chegar a muitas pessoas, mas também através de um trabalho de sensibilização que realizamos nas escolas, universidades, empresas e USF. 

Como é que as pessoas que têm familiares que sofrem de Endometriose chegam a vós? 
Acreditamos que o trabalho de sensibilização que temos feito, quer nas redes sociais, quer nas oportunidades que temos de participar em artigos, em programas de rádio e televisão, bem como as idas a empresas, escolas e afins, permitem que cheguemos a mais pessoas. Não falamos apenas para mulheres, falamos para toda a comunidade e isso leva a que as pessoas, ao estarem mais informadas, estejam também mais atentas às meninas e às mulheres à sua volta. Notamos que cada vez mais há familiares a procurarem a nossa ajuda: maridos, mães, avós, amigas. Por isso é tão importante levar a nossa voz mais longe e poder desta forma ajudar a que cada mulher possa ter ajuda o mais precocemente possível, de forma a contrariar a tendência existente até aqui de um tempo de espera de cerca de 8 a 10 anos para um diagnóstico, com todos os riscos que isso implica. 

Qual é a principal carência da vossa Associação? 
Podemos identificar como principal carência a falta de verbas para podermos ter mais pessoas a trabalhar connosco e podermos avançar com mais iniciativas em todo o país, incluindo ilhas. 

Precisam de voluntários para a vossa Associação? 
Os voluntários são sempre bem-vindos! Neste momento e estando nós a preparar a Marcha, temos sido contactadas nesse sentido e teremos por isso uma equipa que nos irá ajudar na distribuição de folhetos pela zona da cidade onde estaremos. É uma ajuda que valorizamos muito! Por vezes somos contactadas por pessoas que depois acabam por ter um papel importante nos contactos de escolas e empresas da sua região e que estabelecem esta ponte tão importante para que depois a nossa equipa se possa deslocar e realizar sessões de divulgação. 

Quantas pessoas a vossa ajuda abrange? 
Estamos aqui para todas as cerca de 350 mil mulheres em Portugal que podem ter a doença, assim como para todas as que, tendo sintomas incapacitantes, precisem de alguém que as valorize e escute, encaminhando-as para os médicos que as podem ajudar. Mesmo quando o diagnóstico não é endometriose, todas as mulheres precisam de compreender que ter dor não é normal e nós fazemos essa ponte com os médicos que sabemos que irão valorizar essas queixas e sofrimento. Na verdade, estamos aqui para a comunidade em geral, num trabalho contínuo de informação, certas de que informação é poder e nós queremos dar esse poder a todos, para que uma comunidade mais informada possa ter um papel mais ativo na ajuda a cada mulher. Em termos práticos, no ano de 2022 tivemos mais de 4.000 contactos privados. 

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal