MARçO 2023
SAúDE ORAL CHEGA A MAIS DE METADE NA REGIãO
Dr. João Teixeira
Coordenador do Programa A Sorrir
Saúde oral chega a mais de metade da Região

Recordo-me que no Dia Mundial da Saúde Oral, comemorado a 20 de março, reforcei a ideia que um dos maiores problemas na Saúde Oral dos madeirenses é a prevalência de cáries. Tal situação tornou-se mais evidente depois da pandemia

De futuro, será um objetivo criar novos programas e estabelecer parcerias com novas entidades para a continuidade destas sessões destinadas a outras faixas etárias.

Numa rápida pesquisa por páginas respeitadas como a Organização Mundial de Saúde e a Ordem dos Médicos Dentistas, é possível conhecer os dados progressivos sobre cancros orais e risco de infeção por falta de higiene em todo o Mundo e em Portugal. Recordo-me que no Dia Mundial da Saúde Oral, comemorado a 20 de março, reforcei a ideia que um dos maiores problemas na Saúde Oral dos madeirenses é a prevalência de cáries. Tal situação tornou-se mais evidente depois da pandemia. Esse dado deve-se à falta de cuidados de saúde oral e não especificamente à perda de capacidade económica. São os mais novos que evidenciam esta realidade: os resultados antes da pandemia indicavam que a média de cáries nas crianças da Região era de 1.4 e, atualmente, esse número mais que duplicou. Com o intuito de responder a este cenário, o Serviço de Saúde Oral do SESARAM chega a toda a Região e estará, ainda em 2023, representado em 10 dos 11 concelhos da Região. Além disso, este atendimento abrange várias faixas etárias (0-18; grávidas; utentes com necessidades especiais; +65 anos). Nestes serviços integram- -se as consultas e atendimentos nos Centros de Saúde e Hospital Dr. Nélio Mendonça. Este acompanhamento é feito através de diversos programas: consultas e ações de prevenção nas escolas sobre a Saúde Oral com o “Madeira a Sorrir”; sessões para promoção da saúde oral em lares e centros de DIA com o “Sorrir com a Vida”; e ainda três programas de atendimento: aos utentes com necessidades especiais, urgências escolares e urgências hospitalares (no hospital do Funchal, todos os dias do ano 24 horas por dia). De futuro, será um objetivo criar novos programas e estabelecer parcerias com novas entidades para a continuidade destas sessões destinadas a outras faixas etárias. Se o leitor ainda não é abrangido por algum destes programas, a Saúde Oral recomenda: escovagem após as refeições, fio dentário uma vez por dia e a visita regular ao seu médico dentista.

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal