ABRIL 2020
DICAS DE NUTRIçãO NA QUARENTENA
Dra. Nádia Brazão
Nutricionista
geral@planod.pt

A nossa rotina alterou bastante, e na verdade não é assim tão fácil como um simples “passar tempo em casa”. Muitas vezes temos de trabalhar de casa, por teletrabalho, cuidar dos filhos, preparar todas as refeições do dia, e ainda lidar com o abstrato que é todo este cenário que estamos a lidar. 
Certamente não está na altura de pensarmos em “dietas”, pensarmos no “corpo de Verão” e nos bikinis, mas sim, em garantirmos o nosso bem estar físico e emocional. 
Então, e para vos facilitar, deixo aqui 3 dicas para estes dias de quarentena. 

1ª Dica: Organizar a nova rotina alimentar 
Se tiver a nova rotina esquematizada (pode até escrever numa folha de papel) fica-nos mais fácil organizar as refeições de forma saudável e tranquila. Planear as várias refeições ao longo do dia permite-nos por um lado, evitar ficar muitas horas sem comer, e por outro, o estamos sempre a “beliscar” (uma vez que a cozinha está bem mais perto). 

2º Dica: Pense na nutrição 
Este estado pode gerar alguma ansiedade, vontade de experimentar receitas novas e uma tendência para “desligar” da preocupação com a alimentação. E não é por estar assim que se deva sentir mal. No entanto, é um momento importante para garantir que os nutrientes estão todos presentes em boas quantidades na sua alimentação. 2 a 3 frutas por dia, vários tipos de verdura em boa quantidade, cereais integrais, frutos secos, proteínas boas, boa hidratação, etc. são essenciais para garantir o aporte correto de todos os fitoquímicos, vitaminas, minerais, enzimas, importantes para a sua saúde no geral. Não é momento de enchermo-nos de açúcares e alimentos processados, são alimentos que geram inflamação no nosso metabolismo. 
Se tiver bem nutrido, garante assim um bom sistema imunológico, menos ansiedade e melhor qualidade de sono. 

3º Mantenha-se ativo e também calmo 
Em momento algum nos foi limitado a prática de exercício físico, é sinal que é uma das formas de garantir a nossa saúde. Ajuda-nos a ativar a nossa circulação periférica, libertar endorfinas, garantir o tónus muscular, evitar alterações de postura e lesões, e também a nos manter calmos e a dormir melhor. Se conseguirmos fazer exercício também sentimos uma melhor autoestima e a sensação de autocontrolo que é muito importante. Yoga, pilates, tabatas, alongamentos, caminhadas, as opções são muitas, o que importa é fazer, na dose mínima de 30 minutos por dia. 
Mantenha também uma boa rotina de sono. Se se começar a sentir muito ansioso com todas as notícias e com o facto de não poder sair, ligue a alguém, tome um banho relaxado ou experimente meditar. 
Espero que de alguma forma estas dicas lhe sejam úteis. É importante sairmos desta fase fortes e sem outros problemas de saúde associados. Votos de boas escolhas alimentares, muita força e muita lucidez. 


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal