FEVEREIRO 2020
PROMOVER A MUDANçA CLIMáTICA é ASSEGURAR UMA VIDA SAUDáVEL
José Barros
Presidente Associação Teatro Metaphora
tmetaphora@gmail.com

Em 2000, 191 chefes de Estado e de Governo assinaram a Declaração do Milénio que levou à formulação de 8 objetivos de desenvolvimento (ODM), a alcançar entre 1990 e 2015. Esta declaração foi elaborada com base nos compromissos assumidos pela comunidade internacional numa série de conferências e cimeiras sobre os direitos humanos, direitos das crianças, direitos sexuais e reprodutivos, direito à habitação, ambiente, desenvolvimento social, igualdade e equidade.
Em 2015, avaliados os resultados do trabalho desenvolvido até então e concluindo que, apesar da evolução posiviva, os resultados ainda não eram os desejados, os países tiveram a oportunidade de adotar a nova agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e chegar a um acordo global sobre a mudança climática alargando os objetivos de 8 para 17 (ODS) e abrangendo áreas de importância crucial para a humanidade e o planeta: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias.
No Teatro Metaphora direcionamos o nosso trabalho para que esses objetivos de desenvolvimento sustentável sejam atingidos através da realização de atividades diversificadas que alcancem o maior número de pessoas possível, sobretudo jovens, e abarquem uma grande diversidade de temas.
Procuramos assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar bem como proporcionar oportunidades de aprendizagem ao longo da vida através da organização de projetos locais, internacionais, acantonamentos, cursos de formação, palestras, conferências, seminários, workshops e outras atividades educativas com base nos princípios da educação não formal para crianças, jovens e adultos.
Ao desenvolver competências sociais e pessoais em todos os que participam nas nossas atividades (ou observam o nosso trabalho), estimulamos a igualdade de género e empoderamento de todos, sobretudo das mulheres e raparigas, bem como também incentivamos a mudança de atitudes nas pessoas de forma a tornar o mundo em que vivemos mais inclusivo, seguro, resiliente e sustentável. 
Com o nosso trabalho, procuramos tornar as pessoas mais atentas ao que consomem e ao que podem mudar tornando-se mais responsáveis e favorecendo padrões sustentáveis de consumo (previlegiando uma produção mais equilibrada) bem como a gestão sustentável da água e de outros recursos.
Tendo em conta a sociedade em que vivemos, torna-se urgente tomar medidas para combater as mudanças climáticas e os seus impactos. Nesse sentido, as nossas instalações artísticas pretendem chocar e chamar a atenção para esses aspetos fazendo com que todos os visitantes se questionem acerca dos seus comportamentos e questionem em que aspetos podem contribuir para uma melhoria global, de forma a conservar os oceanos, mares e recursos marinhos e proteger, restaurar e promover a utilização sustentável dos ecossistemas terrestres.
Estabelecemos ainda parcerias com organizações nacionais e internacionais para que possamos rentabilizar recursos, aprender uns com os outros e disseminar estratégias e resultados. Acreditamos que trabalhando em conjunto podemos chegar mais longe, atingindo um maior número de pessoas, inclusivamente aquelas que são provenientes de meios desfavorecidos e/ou que possuem fracos recursos. As parcerias permitem aprender e ensinar boas práticas e consequentemente obter melhores resultados. 

Cada um de nós pode fazer a diferença e todos juntos contribuiremos para que o planeta seja mais sustentável, pacífico e próspero.

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal