FEVEREIRO 2020
TERAPIAS COMPLEMENTARES SãO “UMA FILOSOFIA DE VIDA”
Reinaldo Fino
Centro Terapêutico Madeira
reinaldo.fino@gmail.com

Embora seja praticante de Reiki desde 2001 e saiba racionalmente a resposta, quando começo a explicar tenho dificuldade em definir o que é Reiki.
Em primeiro lugar, porque são muitas as definições de Reiki, com tantas interpretações, dependendo da sensibilidade das pessoas que a praticam e recebem. Penso que é limitador definir Reiki conforme é apresentado pela ‘GALE ENCYCLOPEDIA OF ALTERNATIVE MEDICINE’ ou seja: “uma terapêutica complementar e integrativa, onde se depreende que um tratamento é realizado através de uma técnica de contacto leve ou, ou mesmo sem contacto, do local afetado no corpo. Esta técnica visa realinhar o fluxo de energia vital, trazendo o equilíbrio energético ao corpo e uma sensação de bem-estar geral”.
Em segundo lugar, na realidade, quando as palavras começam a sair da minha boca, vem um sentimento do meu coração “dizendo” que seja qual for a definição ela é sempre muito restrita. Porque, no meu entendimento, a definição depende mais do coração, do que da parte cognitiva mental. Afinal de contas Reiki é muito mais do que isto, uma simples técnica de imposição das mãos e depende da forma como cada um a interpreta. Pode ser uma filosofia de vida, se vivermos de acordo com os seus princípios. Poderá ser uma técnica complementar de tratamento, se analisarmos com os olhos de um terapeuta profissional ou poderá ser uma forma de relaxar, descontrair e recuperar energias, se olharmos pelos olhos de um recetor de Reiki. Independentemente da definição que utilizamos para explicar o que é Reiki, o mais importante é sentir o que é Reiki.

Um método com técnicas próprias
Reiki é geralmente ensinado em 3 ou 4 níveis distintos, sendo os diferentes métodos de ensino chamados de “Sistemas”. Eu ministro cursos de Reiki em vários níveis para que as pessoas consigam usar as suas capacidades inatas mas que precisam de ser despertadas.
Qualquer pessoa pode aprender Reiki, desde que esteja disponível para isso, não sendo necessário conhecimentos médicos pois o Reiki não realiza diagnósticos, apenas trabalha no campo da bioenergia, segundo uma perspetiva holística.
O Núcleo do Funchal da Associação Portuguesa de Reiki que é uma Associação Sem Fins Lucrativos e que desenvolve a sua ação no esclarecimento sobre Reiki, no apoio aos praticantes, mestres e terapeutas de Reiki.
A Associação Portuguesa de Reiki está a crescer cada vez mais e de forma coesa, desenvolvendo atividades para a difusão do Reiki, tendo promovido vários eventos, encontros, e expandindo esta filosofia de vida nas mais variadas áreas como também realizando estudos científicos entre outras atividades.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal