JANEIRO 2020
JOVENS DO SéCULO XXI – UM FUTURO NO PRESENTE
Dra. Alícia Freitas
Psicóloga Clínica e da Saúde
aliciafreitas75@gmail.com

Quando os adultos olham a juventude de hoje inevitavelmente fazem comparações com o seu “tempo”, e para muitos prevalece a ideia de que antigamente é que era bom, como se ao longo das gerações os jovens fossem perdendo qualidades e valor. Chegou-se ao ponto de usar a expressão “geração rasca”, quando por vezes são os adultos que ficam à rasca quando procuram compreender, educar e orientar os jovens, com tantas mudanças tecnológicas e socioculturais. 
Por exemplo, a chegada da internet e das novas tecnologias introduziram muitas nuances desconhecidas e que requerem capacidade de adaptação dos mais velhos, pois a geração atual pertence à era tecnológica, são jovens que já nasceram “conectados”, em que tudo está acessível, apenas num click. Hoje, são inúmeras as formas de comunicação que os jovens carregam no telemóvel e que favorecem também a facilidade de estabelecerem relações com outros, mesmo com aqueles que não conhecem, alargando o leque de pessoas a quem estão ligados. 
A comunicação que era feita cara a cara deu agora lugar à comunicação virtual, o que veio facilitar os contactos pois é mais fácil escrever algo para alguém do que dizê-lo pessoalmente, abriram-se caminhos que facilitam a socialização e a ligação ao outro e ao mundo. Se, por um lado, os jovens são mais desenvolvidos biologicamente, socialmente e no acesso à comunicação (de tal forma que a idade de início da adolescência foi antecipada com o passar dos tempos), por outro lado, a emancipação e independência do jovem é cada vez mais tardia; são adolescentes mais cedo e continuam a sê-lo até mais tarde. 
Vista pelos jovens, a vida é um futuro infinitamente longo, pois vivem o aqui e agora – o imediatismo - a noção de futuro é ainda vaga e com um significado muito abstracto. Não será o futuro determinado pelas escolhas de hoje? A tendência para estilos parentais superprotetores desencadeia, em muitos jovens, o sentimento de maior insegurança perante as decisões do dia a dia, que se traduzem no seu percurso de vida, quer a nível profissional, quer a nível pessoal. 
Seja lá qual for a realidade, todos os jovens têm um futuro pela frente, que se constrói no dia a dia, nas pequenas e grandes decisões mas precisam, acima de tudo, de um porto de abrigo certo, que é sem dúvida, o cantinho mais seguro do mundo, adultos que sejam inspiração, amigos verdadeiros e relações que trazem ao de cima as suas potencialidades, criando momentos em que sejam postas à prova, conhecendo os seus limites na construção de um projeto de vida com significado e esperança no futuro!

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal