NOVEMBRO 2019
YOGA NA VIDA MODERNA
Ercília Luz
Professora de Ioga
ercilia.maggiore@pestana.com

A prática do Yoga não pode nem deve ser considerada como fitness, ginástica contorcionista e muito menos uma moda. Tão pouco religião. O Yoga tem origem na antiga Índia, há mais de 6 mil anos, e existem estudos que nos levam a acreditar na sua existência desde tempos imemoráveis. No entanto, é uma prática que continua absolutamente integrada e cada vez mais no século XXI.
Um dos objectivos do Yoga é manter o corpo e a mente saudáveis. Como sabemos na vida actual onde a sociedade moderna anda apressada, stressada e muitas pessoas ficam deprimidas, acumulando responsabilidades e desafios enormes e até por vezes adoecem, o Yoga é uma antítese desta sociedade competitiva porque nos leva a desacelerar do ritmo frenético do dia a dia e nos transporta para o nosso interior, para a nossa essência primordial.
É também profilático, no sentido que previne muitas doenças seja a nível físico e/ou mental, efectivamente após algum tempo de prática os alunos começam a notar mudanças e uma nova consciência e foco prevalece trazendo melhorias, por isso aconselhamos uma prática regular em continuidade e os benefícios vão surgindo. A prática do Yoga fortalece ainda o sistema imunitário, os músculos, articulações, tendões e todos os órgãos internos beneficiam bastante. Duma maneira geral contempla satisfação versus frustração.
A prática milenar do Yoga vai muito além do corpo físico, incide especificamente em camadas mais profundas e subtis, mantém a paz interior. Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode praticar independentemente da fé ou da crença porque o Yoga visa o equilíbrio do corpo, das emoções da mente e do espírito, desenvolve flexibilidade, promove de modo geral a saúde física e bem estar somático.
As posturas psico-físicas em linguagem ‘yogica’ são Asanas e os Pranayamas técnicas de respiração no Hatha Yoga, servem como fundação para todas as vertentes da prática que englobam esta disciplina, no entanto o Yoga é essencialmente interno, holístico e uma filosofia de vida. Se procura algo de verdadeiramente transformador na sua vida procure um professor/a devidamente certificado. 

Boas práticas.
Namaste!

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal