OUTUBRO 2019
DIA MUNDIAL DE SAúDE DA MAMA QUER PROMOVER VIDA SAUDáVEL E ALIMENTAR UMA ONDA ROSA
Um Estilo de Vida Saudável para a Saúde da Mama é o mote lançado pela Europa Donna, a coligação europeia na génese das celebrações do 15 de Outubro, representada em Portugal pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Uma actividade física regular, manter o volume corporal dentro das balizas ideais e optar por uma alimentação saudável, respeitando a roda dos alimentos. Esta é a mensagem da Europa Donna, a Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama, uma organização independente e sem fins lucrativos, cujos membros filiados são organizações de países de toda a Europa — em Portugal, a Europa Donna é representada e desenvolve a sua actividade através da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Na origem da mensagem escolhida para este dia está o facto de o aumento do número de casos de cancro da mama ser coincidente com as mudanças de hábitos de estilos de vida, com o aumento da vida sedentária, o ganho de peso e obesidade assim como a maternidade em idade mais avançada. De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, entre 25% e 33% dos casos diagnosticados correspondem a mulheres ou com excesso de peso ou com um estilo de vida sedentário. Já o consumo excessivo de álcool, alerta a mesma instituição, aumenta o risco de cancro da mama até 50%.
A probabilidade de desenvolver cancro da mama também pode estar relacionada com a idade da primeira menstruação e da entrada na menopausa: “Para cada ano de atraso da menarca, o risco diminui em cerca de 15%; para cada ano de atraso da menopausa, aumenta cerca de 3%”. Sobre a menopausa, a Liga informa que “há uma ligação muito clara entre a terapêutica hormonal de substituição (THS) e o risco de desenvolver cancro da mama”. Da mesma forma, a toma de contraceptivos orais aumenta o risco em 15-25%.

FONTE: Público

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal