SETEMBRO 2019
APCM: UMA CASA ALEGRE
Fabíola Pereira
Presidente da Associação de Paralisia Cerebral da Madeira
geral@apcmadeira.pt

Fundada em 1991 por um grupo de pais e técnicos, a Associação de Paralisia Cerebral da Madeira (APCM) é uma Instituição Privada de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que dá resposta ao nível residencial, ocupacional e de reabilitação a cidadãos e famílias de jovens e adultos portadores de paralisia cerebral ou doenças neurológicas afins.É sua missão sensibilizar a sociedade para a problemática da paralisia cerebral, sua prevenção, habilitação e inclusão social. 
Estamos há dez anos nas instalações da Quinta do Pico do Funcho, em São Martinho. Aqui temos um Lar Residencial, onde vivem atualmente 50 utentes, e um Centro de Atividades Ocupacionais, com 37 utentes em regime de semi-internato. Intervimos ainda na área da reabilitação junto de 300 utentes, realizando nas nossas instalações consultas externas nas áreas da neuropediatria, fisioterapia, psicomotricidade, hidroterapia, terapia ocupacional e terapia da fala.
Servimos os nossos utentes com uma equipa interdisciplinar de 80 pessoas totalmente empenhadas em trazer normalidade, harmonia, ocupação e entusiasmo à nossa comunidade. Empenhamo-nos em proporcionar um ambiente familiar e de afecto, visando uma maior qualidade de vida dos utentes. Fazemos desabrochar competências de cada uma destas pessoas, respeitando as suas diferenças, amenizando fragilidades, apoiando as suas emoções, com a consciência plena dos seus direitos como membros da nossa sociedade.
Todos os dias são diferentes na instituição. E para isso, muito contribuem os projetos que nascem dentro da APCM, pelas mãos da nossa equipa e dos próprios utentes, que muito nos orgulham e diferenciam. 
É a Rádio RITMO, acrónimo de “Rádio Interna Totalmente Maluca e Original”. Emite diariamente, através do trabalho de quatro utentes,que garantem emissões com playlists de música e informações internas, utilizando um sistema de som interno.
São os “Contadores de Histórias”com objetivo de sensibilizar para a paralisia cerebral e acessibilidades físicas nas escolas, que têm sido recebidos com muito entusiasmo pela comunidade escolar da Região.Estes utentes da APCM contam histórias de uma forma muito especial, pois não conseguem falar de forma inteligível, mas comunicam com recurso a um tablet com sistema de comunicação aumentativa e alternativa (SAAC) com voz sintetizada.
Dos nossos Centros de Atividades Ocupacionais saem artigos para venda nas épocas festivas, como Páscoa e Natal. Por altura do Halloween, fazemos uma impactante Casa Assombrada que tem sido um verdadeiro deleite para quem nos visita. Este ano,montámos internamente um concurso “Ídolos”, num entusiasmo que envolveu toda a instituição e que muito divertiu quem participou e assistiu. E que promete já novas edições!
A natureza da patologia dos nossos utentes, na sua maioria não autónomos, requer um grande apoio logístico. E, embora tenhamos um protocolo com o Estado, este não é suficiente para manter a APCM. Todos os anos, desdobramo-nos em ações de angariação de fundos para conseguir prosseguir com a nossa missão.Temos, felizmente, alguns mecenas que nos apoiam ano após ano, e a que, estamos francamente gratos. Anualmente, fazemos a Ceia dos Santos Populares, uma festa muito autêntica, que mobiliza equipa, utentes e um grupo de voluntários extraordinário e onde juntamos mais de 400 pessoas. Ainda no que toca a eventos, temos a Porcalhada, um arraial que reúne cerca de 250 pessoas no pinhal vizinho às instalações da instituição.
Na APCM queremos manter este espírito que nos carateriza desde há muito, o de uma casa alegre!Venham visitar-nos, acompanhem-nos e, se puderem,apoiem. 
Visitem a dinâmica página da APCM no Facebook: www.facebook.com/apcmadeira



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal