JULHO 2019
COMO CRIAR UMA CRIANçA FELIZ?
Dra. Natacha Almeida
Psicóloga
natachafalmeida@gmail.com

Atualmente, lidamos com as crianças de forma diferente do passado. Outrora eram vistas como pequenos trabalhadores, sem direitos no mundo em que viviam. Felizmente, os tempos mudaram e a visão sobre as crianças também. Hoje são tratadas com respeito e dignidade, e são encaradas como a esperança do nosso futuro.
Estes pequenos seres cheios de energia e curiosidade, são o reflexo da inocência, da pureza, da felicidade e do amor incondicional. Ser criança é viver num mundo rodeado de magia e fantasia alimentado pela imaginação, é acreditar no que nós adultos chamamos de “impossível”. São pessoas pequeninas, frágeis (mas nem tanto), com sede de aprender, dispostas a amar e a receber esse mesmo amor. E é na base do amor proveniente do seio familiar que as crianças devem ser criadas. 
A família é sem dúvida a maior influência na vida de uma criança. É com os pais, os irmãos, os avós, os primos, os tios e até os “tios” emprestados, que eles aprendem e retêm os saberes que lhes são transmitidos. Independentemente do número de pessoas que passam pela vida da criança, a família é aquela que se mantém ao longo do tempo, e é com ela que a criança cria vínculos afetivos para toda a vida. Para que seja possível a criação de laços saudáveis e estáveis, é necessário refletir sobre alguns aspetos. Ser pai ou mãe nem sempre é fácil. Por vezes, é necessário ser firme quando a situação assim o exige. Isso não faz dos pais maus cuidadores, mas sim pais atentos e preocupados com o desenvolvimento do seu filho. Uma criança para ser saudável precisa de algumas regras (nem sempre fáceis de cumprir), de muitos momentos de brincadeira e mimos, de pais atentos às suas necessidades e angústias, de sentir-se protegida e amada, e de alguma autonomia para conseguir crescer. E não, eles não precisam de muitos brinquedos, das últimas sapatilhas que o Cristiano Ronaldo lançou, ou dos telemóveis e tablets de última geração. As crianças vão ter tempo para se atualizar com as tecnologias, a moda e os gadjets. Por agora, enquanto crianças, precisam de brincar para estimular a imaginação e a criatividade, precisam de cair para aprenderem que são capazes de se levantar, precisam de explorar novos desafios para superar os seus medos e angústias, mas fundamentalmente precisam de sentir que quaisquer que sejam as dificuldades que enfrentem ao longo do seu crescimento, terão sempre a ajuda e o apoio da família. 
Uma relação de amor, compreensão, empatia, proteção e alguma firmeza fará das crianças de hoje, melhores adultos amanhã. 


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal