OUTUBRO 2017
A ALIMENTAçãO... NO REGRESSO à ESCOLA
Dr. Bruno Sousa
Nutricionista
bruno.sousa@mail.com

Começou a escola! Dá-se início a uma nova rotina para muitas crianças, mas também para muitos pais. É uma nova fase, e entre muitas adaptações a tarefas, não deve ser descurada a importância de promover uma boa alimentação. 
Nem a falta de tempo deve ser desculpa para cair no facilitismo e ceder a alimentos embalados ricos em gordura e açúcar, que tanto podem prejudicar as crianças, nem permitir que as crianças saiam de casa sem tomar o pequeno-almoço.
Esta primeira refeição do dia é fundamental, não só para atenuar o período de jejum noturno, mas também para disponibilizar a energia necessária para as primeiras horas do dia.
A eliminação do pequeno-almoço pode provocar alterações metabólicas a nível cerebral, resultante de um prolongado jejum, pode diminuir a capacidade de atenção, concentração e de raciocínio lógico, enfim, causar dificuldades em pensar, compreender e aprender. Para além disso, pode acarretar défices nutricionais, que se refletem no crescimento e desenvolvimento das crianças, e provocar alguma irritabilidade e até alterações de humor. 
Por outro lado, a toma diária do pequeno-almoço, possibilita um melhor estado nutricional, propicia melhores resultados cognitivos e combate o excesso de peso e a obesidade.
É assim fundamental criar este hábito matinal e reservar um tempinho para fazer esta importante refeição. Nem que tenha de programar o despertador para uns minutos mais cedo.
Este pequeno-almoço deve ser constituído por cereais e derivados, como o pão, flocos de aveia ou cereais pouco açucarados, por lacticínios (leite, iogurtes ou queijo) e pela fruta. 
E o que é que vou preparar para o lanche do meu filho? Esteja descansado que não é assim tão complicado. O importante é que este seja saudável, fácil de preparar e de transportar e adequado à faixa etária.
Assim, aqui ficam apenas algumas sugestões, mas não se esqueça de valer-se da sua criatividade, pois uma alimentação saudável e equilibrada é também apelativa e saborosa.


Assim, pode incluir nos lanches dos seus filhos:
-1 pacote de leite simples;
-1 iogurte natural ou de aromas;
-1 iogurte líquido;
-Fruta, variando ao longo da semana;
-Sandes, com diversos tipos de pão como: centeio, mistura, integral, de cereais. E nestas sandes podem incluir: queijo, alface, tomate, cenoura, milho doce, um pouco de manteiga, entre outras soluções;
-Também em vez do pão, pode optar pelas torradas ou bolachas simples como bolacha Maria e de água e sal;
-Frutos secos (nozes, amêndoas, ...);
-Flocos de aveia ou cereais pouco açucarados como o Corn Flakes.
Enfim, é escolher e combinar entre as soluções saudáveis disponíveis e não optar pelos produtos processados e embalados, carregados de açúcar, gordura e sal. 


Outros conselhos
-Prefira as lancheiras ou marmitas térmicas para que a temperatura dos alimentos refrigerados se mantenha por mais tempo, nomeadamente os iogurtes;
-Procure variar o mais possível de alimentos nomeadamente na fruta e nas sandes;
-Embale os alimentos separadamente;
-Não se esqueça de colocar guardanapos, colher para o iogurte e garfo para a fruta, quando necessário;
-E por fim, junte sempre ao lanche do seu filho uma garrafa de água.

Lembre-se que ao investir na toma do pequeno almoço, e na preparação de um lanche saudável para o seu filho, está a investir na saúde dele.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal