JULHO 2017
CUIDADOS A TER NO VERãO
Dra. Lucília Freitas
Médica Veterinária 
duacor@gmail.com

O verão já se iniciou. É a época de maior calor e, face às temperaturas elevadas que se poderão sentir, mantenha o seu melhor amigo sob vigilância.
Assim como nós sofremos com o calor, os nossos animais de estimação (cão e gato) sofrem mais ainda pois não suam, desta forma a sua temperatura corporal aumenta rapidamente e os golpes de calor são mais frequentes. Para evitar que o seu amigo sofra com as temperaturas elevadas os passeios deverão ser realizados de manhã cedo ou ao final do dia, e caso seja efectuado fora destes horários deverá controlar a temperatura do solo para evitar queimaduras nas almofadinhas plantares. Além disso se o seu animal tiver pelo comprido ou muito denso poderá providenciar uma tosquia.  Deve colocar água fresca à disposição para que possam beber e/ou refrescar-se. Providenciar um local de descanso fresco, arejado e à sombra, e redobrar a atenção aos animais bebés e aos idosos.  Deverá evitar deixar o seu melhor amigo no interior da sua viatura, pois a temperatura no seu interior será superior à exterior. 
A respiração muito acelerada, as mucosas muito rosadas e secas, a língua roxa, fraqueza generalizada, desequilíbrios e desorientação são alguns dos sinais de golpe de calor mais frequentes. Caso identifique alguns destes sinais ou alguma alteração comportamental por parte do seu melhor amigo, deverá dirigir-se de imediato ao Médico Veterinário, e caso não seja possível, em primeira instância deverá retirar o animal da fonte de calor poderá colocar uma toalha húmida ou dar banho de imediato tente aumentar a ventilação da melhor forma possível e administrar água sem forçar. Evite aplicar gelo sobre as extremidades, pois pode potenciar o estado de choque.

“Deve colocar água fresca à disposição para que possam beber e/ou refrescar-se. Providenciar um local de descanso fresco, arejado e à sombra, e redobrar a atenção aos animais bebés e aos idosos.  Deverá evitar deixar o seu melhor amigo no interior da sua viatura, pois a temperatura no seu interior será superior à exterior”



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal