OUTUBRO 2016
DEPOIS DAS FéRIAS...

Dra. Mara Abreu
Psicóloga
mmaraabreu@hotmail.com


É tempo de regressar às aulas! Para trás ficam os dias de praia, as viagens com a família, as aventuras na casa dos avós, o campo de férias, as peripécias com os amigos, as festas e os arraias! É tempo de voltar à rotina, à correria do dia-a-dia, aos trabalhos para casa, ao estudo para as fichas de avaliação, ao ballet, ao futebol, à natação… Passar dos dias quentes e preguiçosos do verão para a gestão da rotina diária repleta de exigências e desafios pode ser verdadeiramente desgastante. É necessário (re) pensar na organização e execução das inúmeras tarefas que preenchem os seus dias e isso pode leva-lo a sentir-se desmotivado, cansado, irritadiço, intolerante às situações do dia-a-dia e com saudades das férias.  No entanto, acredite que é possível preparar com calma e tranquilidade o regresso à escola sem perder o bem-estar que as férias nos proporcionam. Para isso, é necessário que faça uma série de ajustes que podem facilitar a fase de adaptação ao novo ritmo diário, nomeadamente: estabelecer uma rotina organizada que pode ser introduzida de forma gradual nos últimos dias de férias, para que a criança aprenda a respeitar a hora de deitar e levantar; apoiar a realização dos trabalhos para férias e a revisão de conteúdos escolares. Desta forma, estará a valorizar a aprendizagem dos seus filhos, a detetar matérias que necessitam de reforço e a prevenir possíveis crises familiares que normalmente surgem antes do verão devido ao desempenho escolar. Poderá contar também com os centros de explicações que durante o verão e no mês de setembro em particular, reforçam os conhecimentos adquiridos no ano transato, facilitando assim o regresso à rotina da escola. Um dos factores promotores do sucesso escolar, é a organização de um espaço em casa dedicado ao estudo. Aproveite os dias que antecedem o regresso às aulas para decorar este espaço apenas com os materiais essenciais ao estudo: secretária e cadeira adaptadas à altura da criança, a luz (quer natural, quer proveniente de um candeeiro) deverá estar posicionada do lado contrário à mão que escreve, um armário com os manuais escolares, os livros de leitura obrigatória e material de apoio ao estudo. É importante conversar com os seus filhos acerca das tarefas domésticas que podem ficar à responsabilidade dos mais novos, definir objetivos, regras e castigos desde logo. Desenvolver competências como a autonomia e auto-reponsabilização tem impacto positivo nos estudos e mais tarde, na vida de adulto.
Em suma, lembre-se que se encarar com motivação e ânimo esta nova etapa, o seu entusiasmo influenciará positivamente a atitude dos seus filhos em relação à escola. E é de um ambiente harmonioso e positivo que os seus filhos precisam. Depois das férias... vai correr tudo bem!

“Estabelecer uma rotina organizada que pode ser introduzida de forma gradual nos últimos dias de férias, para que a criança aprenda a respeitar a hora de deitar e levantar; apoiar a realização dos trabalhos para férias e a revisão de conteúdos escolares. Desta forma, estará a valorizar a aprendizagem dos seus filhos”


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal