OUTUBRO 2016
COURO CABELUDO SENSíVEL E O RASTREIO CAPILAR

Dr. Élvio Sousa
Farmacêutico da Farmácia do Caniço
elvio.sousa@farmaciadocanico.pt


Os cabelos possuem um forte sentido estético, dando forma e valorizando o nosso rosto; e funcionam como um isolante térmico do nosso corpo, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. Contudo, agressões internas e/ou externas podem alterar a estrutura dos nossos cabelos, aumentando da sensibilidade do couro cabeludo.

SINTOMAS
Um couro cabeludo sensível pode ser fonte de prurido, irritações, raízes doridas, ardor, ligeira dor ao toque, sensação de repuxar, ressequimento, caspa, entre outros sintomas.
A existência de prurido, vermelhidões ou descamação é, por vezes, sinal de doenças como o eczema ou a psoríase. É recomendado tratar dos sintomas, para que os problemas desapareçam.

CAUSAS
A sensibilidade do couro cabeludo tem múltiplas causas, em que um desequilíbrio na produção de sebo pode originar irritações. A poluição e o stress incentivam o depósito de elementos no cabelo, que produzem radicais livres. Estes radicais livres modificam a estrutura do couro cabeludo e alteram o bolbo piloso, levando a que o cabelo perca brilho e vigor.
Para além da poluição e do stress, há que considerar outras agressões diárias que provocam problemas no couro cabeludo, entre elas: a carência alimentar, o uso de champôs muito agressivos, a realização de brushings sucessivos, o uso prolongado de capacetes, idas a piscinas e excesso de sol.
As alergias são também uma possível causa para um couro cabeludo sensível, originando dermatites seborreicas ou de contacto. Nestes casos os sintomas são aliviados com o uso de champôs específicos, que possuem medicação (como corticóides) ou que causam uma sensação de alívio. É crucial uma avaliação médica realizada por um Dermatologista.
A idade constitui um outro factor de risco para o couro cabeludo sensível, uma vez que o couro cabeludo torna-se mais fino e seco.
 
CUIDADOS
Para restabelecer o equilíbrio fisiológico do couro cabeludo, o primeiro gesto é a utilização de champôs suaves adaptados. Estes produtos que cuidam eficazmente do couro cabeludo sensível encontram-se disponíveis na sua Farmácia.

Atendendo às causas de um couro cabeludo sensível, outros gestos devem ser adoptados diariamente, nomeadamente:
- Seguir uma alimentação saudável e equilibrada;
- Aprender a gerir o stress;
- Pentear o cabelo com delicadeza, sem friccionar ou arranhar o couro cabeludo, em que os pentes de madeira são mais indicados;
- Prefira secar o cabelo à temperatura fria do ar, evitando o uso de secador;
- Se utilizar o secador, não o use muito quente e mantenha-o a uma distância de cerca de 30cm do couro cabeludo;
- Evite fazer alisamentos ou utilizar placas de cabelo;
- Massajar o couro cabeludo com regularidade, para estimular a circulação sanguínea;
- Não usar o cabelo sempre apanhado, nem muito apertado, deixando-o respirar ao longo do dia;
- Proteger o cabelo do Sol através do uso de chapéu.

Se, apesar destes gestos, o couro cabeludo permanecer sensível, não hesite em consultar um dermatologista.

O rastreio capilar
O rastreio capilar permite realizar a medição da sua densidade capilar, através da qual é possível avaliar se o seu cabelo encontra-se saudável, ou detectar problemas como a queda do cabelo (temporária ou definitiva), caspa (seca ou gordurosa), dermatites seborreicas, irritação do couro cabeludo, cabelos fracos e quebradiços, densidade do cabelo, e diâmetro do cabelo.
Sem tratamento adequado ao couro cabeludo sensível, os fios do cabelo podem enfraquecer e eventualmente cair. Este Outubro é o ‘Mês da Saúde Capilar’, por isso aproveite para conhecer o estado de saúde do seu cabelo. Na Farmácia do Caniço é possível realizar o seu diagnóstico capilar personalizado, gratuito e sem marcação prévia. A sua Farmácia, pela sua Saúde!




 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal