SETEMBRO 2016
ESTAMOS DE FéRIAS, E AGORA?
ra. Miliza Mendes 
Terapeuta da Fala
milizamendes@gmail.com

As férias são um assunto de grande entusiasmo para todos, desde os mais velhos aos mais novos. A esta altura junta-se o calor, as viagens, a praia e muitos passeios em família. Todos se encontram mais descontraídos, felizes e abertos a novas aventuras, contudo, a energia de um adulto pode terminar muito mais cedo do que a de uma criança. O que fazer quando a solução para mantê-los ocupados parece ser apenas o tablet ou o telemóvel? Existem muitos jogos tradicionais, como a Cabra cega, as Escondidas, a Meia-lua, o Sr. Doutor, o pião, o Mamã da Licença, a Macaca, entre outros, que todos os pais atuais jogaram em tempos na sua infância, rodeados de amigos, natureza, pés descalços e no completo desconhecimento da tecnologia. Tal como nós, as crianças de hoje também crescem viradas para os mesmos interesses, simplesmente optam pelo que visualmente lhes parece mais atrativo. Ao incentivar o seu filho a brincar da rua e a utilizar o que o rodeia, para criar um jogo ou brincadeira, está a ajuda-lo a desenvolver várias competências para a sua idade, que posteriormente, serão necessárias na capacidade de lidar com situações pontuais no seu futuro. A férias são uma altura ideal para todo este “trabalho” até porque as crianças estão constantemente à procura de novas experiencias e vão sempre preferir animais, o mar, a areia, os campos, e os jogos com os pais e familiares, do que pequenos objetos que os isolam dos outros. É visível a preocupação de muitos pais em relação ao contacto dos seus filhos com o brincar livre, normalmente as dificuldades surgem quando se perguntam: “Que jogo poderemos fazer todos juntos?” Além dos jogos tradicionais já referidos, dos práticos jogos de tabuleiro que permitem jogar várias pessoas, e das atividades ligadas diretamente ao contexto em que se encontram, como construir castelos de areia, construir uma casa de pedra, alimentar os animais, plantar uma flor, descobrir pistas, etc., existem muitas outras que poderá fazer e que ao mesmo tempo ajudarão o seu filho no seu desenvolvimento. Aproveite a praia para que ele experiencie diferentes texturas, para que colecione conchas, para que evoque nomes de animais marinhos, ou coisas que sejam da mesma cor que a praia. Durante as viagens de carro, observe as letras da matrícula do carro que está à sua frente e inicie um jogo de evocação de nomes por letra inicial com toda a sua família, o primeiro a repetir um nome, perde. No campo aproveite para inventar histórias de fantasia, criar desenhos, contar árvores, borboletas e descrever paisagens. Se viajar, peça descrições ao seu filho, do que está a ver, forneça-lhe informação sobre o novo local e peça para recontar o dia no final do mesmo, para saber o que ele mais gostou. Para eles é fundamental sentirem-se envolvidos. Todas estas ideias podem ser aplicadas em distintas situações e obviamente serão enriquecidas se a elas anexar a diversão física, como o saltar, correr, nadar, andar, jogar à bola, raquetes, entre outros. E lembre-se que a principal função das férias é descansar, divertir-se, e aproveitar cada momento! Boas férias a todos! 


 


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