MARçO 2010
“PRISãO DE VENTRE”: PREVENçãO E TRATAMENTO
Dra. Joana Silva Afonso - Nutricionista

A obstipação, conhecida como “prisão de ventre”, é uma doença do foro gastrointestinal que afecta muitos portugueses. A nível mundial estima-se que cerca de 2 a 27 por cento da população sofra de obstipação, sendo esta mais frequente em mulheres e em idosos. A doença caracteriza-se essencialmente pela dificuldade em expelir as fezes.
O diagnóstico de obstipação é feito tendo por base o aparecimento da seguinte sintomatologia nos últimos 3 meses:

• menos de 3 evacuações por semana;
• esforço excessivo para defecar;
• fezes irregulares e duras;
• sensação de obstrução anorretal;
• sensação de defecação incompleta.

A obstipação pode estar relacionada com problemas funcionais ou idiopáticos, caracterizada principalmente pela dificuldade em esvaziar o intestino, por movimentos intestinais infrequentes ou dificuldade em coordenar os músculos responsáveis pela expulsão das fezes. Também pode resultar de uma variedade de doenças endócrinas e metabólicas (Diabetes Mellitus, Doenças da Tiróide), neurológicas e psicogénicas (Doença de Parkinson, Esclerose múltipla, Depressão e Ansiedade),  gastrointestinais e do estilo de vida (Síndrome do Intestino Irritável, Hemorróides, Doença Inflamatória Intestinal e alimentação desequilibrada).

A medicação utilizada para tratar outras doenças também pode causar obstipação, nomeadamente antidepressivos, narcóticos, analgésicos, entre outros, bem como o uso excessivo de laxantes.

Prevenção e Tratamento

A melhor prevenção passa pela inclusão na alimentação diária de fibras, nomeadamente as fibras contidas naturalmente nos legumes e frutas. Por isso, recomenda-se:

- Duas ou mais peças de fruta por dia;
- Sopa de legumes no início do almoço e jantar;
- Duas chávenas almoçadeiras de legumes no prato, ao almoço e ao jantar.

Não esquecer que uma boa ingestão de líquidos é fundamental (cerca de 2,5 litros por dia). Existem várias maneiras de aumentar o seu consumo, nomeadamente: água ao natural, chás e sumos não açucarados, leite e iogurtes, sopa e caldos.

O exercício físico é um excelente aliado: torne-se mais activo, pratique 30 minutos de exercício físico diariamente!



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal