O Teste de Infecções Urinárias Exacto é um teste de auto-diagnóstico que permite controlar 4 parâmetros na urina: Leucócitos, Nitritos, Sangue e Proteínas. Estes parâmetros encontram-se anormalmente alterados no caso de haver uma infecção urinária.
No caso dos Nitritos, estes não aparecem normalmente na urina, sendo que a sua presença indica uma provável infecção das vias urinárias de origem bacteriana. A sua ausência não exclui a existência de uma infecção urinária.
Os leucócitos existem normalmente na urina na quantidade de 0 a 2 leucócitos por microlitro de urina. (Nota: A sensibilidade do teste está compreendida entre 1 e 15 leucócitos por microlitro de urina) A presença de leucócitos indica uma infecção urinária provavel. A presença simultânea de Leucócitos e Nitritos é um forte indício de infecção urinária.
A presença de sangue associada a estes dois parâmetros confirma este diagnóstico. A presença de sangue por si só pode indicar infecção urológica (cálculo, tumor, malformações) ou dano renal.
A existência de Proteínas com ou sem sangue orienta para dano renal.
- Recolher a primeira urina da manhã no colector, após eliminação do primeiro jacto;
- Retirar uma tira teste da embalagem de alumínio;
- introduzir a tira teste na urina e certificar-se que todas as zonas reactivas ficam molhadas;
- retirar de imediato a tira teste e registar o tempo;
- Eliminar o excesso de urina colocando a tira teste colada ao bordo do colector;
- Colocar a tira teste horizontalmente sobre a folha de papel absorvente com as zonas reactivas para cima;
- Aguardar 1 minuto a contar do momento que que retira a tira da urina e fazer a leitura dos seguintes parâmetros, por comparação com a escala colorimétrica fornecida: Sangue, Nitritos e Proteínas;
- Aguardar 2 minutos sobre a altura em que tirou a tira da urina e ler o resultado do parâmetro Leucócitos (glóbulos brancos).
Conteúdo da embalagem: três embalagens de alumínio contendo, cada uma, uma tira teste e uma saqueta dessecante; um folheto informativo e uma escala colorimétrica.