JUNHO 2016
ABANDONE A SUA ZONA DE CONFORTO
Ronaldo Fontes
Personal Trainer e Professor de Aulas de Grupo no Innovation Fitness Lab
ronaldofontes6@gmail.com

A atividade física aparece para tentar combater o sedentarismo e levar as pessoas a saírem da sua zona de conforto. Nós, especialistas da atividade física, recomendamos fazer exercício com alguma regularidade e com estilos adaptados à pessoa que o irá realizar. No entanto, nem sempre é fácil motivá-las a desafiarem-se e a saírem da sua zona de conforto.  
Fazer exercício regularmente é algo que todos os médicos, fisioterapeutas e profissionais da área de saúde recomendam para quase todas as pessoas. As exceções ficam por conta de situações clínicas que dificultam ou impedem a prática de alguma atividade. É consensual que o nosso corpo funciona melhor quando está sempre em movimento. Os músculos desenvolvem-se melhor quando são mais requisitados, todo o sistema circulatório tende a adaptar-se à maior necessidade de suprimento de oxigênio durante as atividades físicas e para tudo no corpo a lógica parece ser a mesma.
Praticar atividade física é importante em qualquer idade, mas o tipo e a intensidade do exercício varia muito de acordo com cada indivíduo. A variação é tanta que antes de qualquer aconselhamento é necessário conhecer cada pessoa e para isso serve a avaliação física. Apenas um profissional de saúde pode indicar qual a atividade física que é ideal para si. Para isso temos em conta vários aspetos, como o objetivo da prática da atividade (emagrecer, hipertrofia, postura, aliviar dores… etc), a disponibilidade de tempo, exames clínicos e doenças pré-existentes,a alimentação, idade, peso, gênero e outros fatores clínicos que são observados numa consulta. No entanto, não é simples indicar qual atividade física que cada pessoa deve realizar. Mesmo alguém em perfeita saúde pode-se prejudicar ao exagerar na actividade ou a fazer algum exercício incorretamente, tornando o exercício um malefício para a saúde. Procure sempre um profissional de saúde antes de começar a fazer exercício e certifique-se de que o profissional que lhe atende é qualificado (fisioterapeuta ou formado em educação física/ Personal trainner). 
Outro item que temos que vencer é aquela ideia de deixar sempre o exercício para o dia seguinte. Acabando por inventar para nós mesmos várias desculpas e motivos para não sair da tal zona de conforto, o que acaba por atrapalhar os planos mesmo dos mais determinados. O ideal é assumir um compromisso com o Personal Trainner para os exercícios diários de forma que um possa incentivar o outro a cumprir o planeado e ter a certeza que os exercícios que está a realizar estão a ser bem efetuados. 
Quando a atividade física é feita de forma regular verifica-se uma melhoria de maior parte das doenças metabólicas e uma melhor disposição física para as atividades do dia-a-dia. Já para não falar da melhoria da estética corporal que naturalmente aumenta a autoconfiança. A fim de melhorar o rendimento nos programas de treinos e exercícios físicos é sempre importante uma boa motivação. 
Outro fator que deve ser considerado fundamental é o nível de prazer que a pessoa usufrui a praticar determinada atividade. O desenvolvimento do prazer leva a pessoa a suportar melhor o processo de treino, consequentemente um melhor rendimento será observado. A melhoria constante desse rendimento aumenta a percepção do nível de conquistas pessoais e leva a pessoa a obter um maior nível de fatores intrínsecos e extrínsecos da motivação. 
Para finalizar, o que as pessoas devem ter em consideração é que qualquer uma delas pode fazer atividade física seja por necessidade, satisfação ou mesmo auto-realização. Sabendo o que a pessoa precisa ou quer, fica mais fácil para nós prescrevermos qualquer acompanhamento ou plano de treino.      
Liberte uma hora do dia para cuidar da sua saúde! Não se vai arrepender e estará a recuperar essa hora em termos de produtividade nas suas tarefas diárias.
                                                                  
Para isso aconselho a:
- Ter a perceção que o seu esforço é produtivo;
- Manter sempre uma ótima concentração na tarefa. Quanto mais concentrado maior é a tendência de se manter motivado;
- Estabelecer objetivos claros e compatíveis com a capacidade psicofísica pessoal;
- Desenvolver autocontrolo. Tanto no aspeto de controlo da excitação emocional como no controlo da execução da tarefa, em outras palavras dominar a exigência motora com calma; 


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal