JUNHO 2016
UMA PELE MAIS JOVEM, MAIS TEMPO
Dr. João Marques
Farmacêutico na Farmácia do Caniço
joao.marques@farmaciadocanico.pt

Além de ser o maior e o mais pesado, a pele é o órgão do corpo humano que mais visivelmente reflete o passar do tempo, mas se, enquanto revestimento, tem, entre outras, a importantíssima função de nos proteger de agressões externas, ela é também reflexo de muitos dos nossos hábitos de vida.

De facto, a pele está sujeita a dois tipos de envelhecimento:
- o envelhecimento intrínseco, ditado pelo tempo e influenciado por fatores endógenos (genéticos, hormonais e metabólicos) manifesta-se em toda a superfície corporal numa pele mais fina e mais seca, com rugas finas, maior flacidez e os efeitos naturais da gravidade; é consequência de mecanismos como o abrandamento da renovação celular da epiderme, a redução da quantidade de vasos sanguíneos alimentando a derme, a diminuição da produção de sebo, das fibras de colagénio e elastina e da gordura subcutânea; e
- o envelhecimento extrínseco que se deve a fatores externos como a exposição solar, a poluição aérea e errados estilos de vida (tabagismo, álcool em excesso, nutrição deficiente, sedentarismo, padrão de sono desregulado) e se manifesta, nas zonas expostas da pele, com o espessamento, rugas profundas e o aparecimento de manchas.

É claro que apenas podemos tentar atrasar o inevitável processo do envelhecimento cronológico, mas é também verdade que está ao nosso alcance evitar o outro tipo de envelhecimento a que sujeitamos a nossa pele, o designado por extrínseco. E se os ditames estéticos de uma pele sem manchas e sem rugas nos conduzem à adoção de alguns hábitos saudáveis, sobram motivos para se querer parecer mais jovem mais tempo… Então, como poderemos intervir?

Sabendo que a exposição solar contribui para 80% do envelhecimento extrínseco, o primeiro e mais significativo passo será o de compreender a importância de uma protecão solar eficaz e diária e o segundo…, de a pôr em prática – é por este motivo que os fotoprotectores são frequentemente considerados como os “verdadeiros anti-rugas de primeira linha”.
Mais alguns dados curiosos: O tipo de radiação solar que mais contribui para o envelhecimento da pele é também o responsável pelo bronzeado, o UVA, que não é bloqueado nem pelas nuvens nem pelo vidro e está presente ao longo do dia em todas as estações do ano. No entanto, tanto o UVA como o UVB envelhecem precocemente a pele e os seus efeitos são cumulativos ao longo da vida – é a exposição sofrida na infância e na adolescência que maior influência tem neste processo.

Quanto aos restantes fatores externos referidos, todos eles tendem a aumentar o stress oxidativo e, logo, a produção de radicais livres que levam à degradação do colagénio e da elastina com os consequentes danos na estrutura da derme. Além disso, só por si, o tabagismo e a poluição provocam ainda vasoconstrição, reduzindo a oxigenação da pele e levando também a danos na estrutura dérmica e à secura cutânea.

Assim, a adoção de hábitos de vida saudáveis (evicção tabágica, alimentação equilibrada, hidratação adequada, prática regular de exercício) reduz os efeitos do stress oxidativo contribuindo para o retardamento do envelhecimento da pele. Também o consumo de alimentos ricos em antioxidantes e/ou o uso de suplementos antioxidantes contribuem para a manutenção da elasticidade, para a hidratação e para o alisamento da pele ao combaterem os radicais livres e as suas nefastas consequências.
A reter: Vitaminas A, C e E, Selénio, Coenzima Q10, Glutationa, Beta-caroteno, Ácido alfa lipóico, Melatonina, entre outros, são excelentes antioxidantes que podem ser usados por via oral.

E, claro, chegamos finalmente aos fundamentais cuidados diários da pele, nos quais uma limpeza adequada ocupa um lugar de destaque, mas não prescinde a complementação com um creme hidratante. Este, contendo ingredientes que ajudem a contrariar os efeitos do envelhecimento da pele, será designado como creme anti-envelhecimento.

Para a essencial limpeza quotidiana, que permite remover poluentes, o excesso de sebo e as células mortas, promovendo a renovação da epiderme, deve escolher um produto adequado ao seu tipo de pele, gentil, para não prejudicar a barreira lipídica da pele, mas capaz de remover resíduos prejudiciais (uma vez mais pode aconselhar-se na sua farmácia). Se usar maquilhagem, utilize um desmaquilhante para a remover sempre antes de dormir.

Os cremes hidratantes, melhoram a textura da pele, removem rugas finas, promovem a renovação da epiderme e aumentam a luminosidade cutânea, mas a sua composição pode incluir ingredientes específicos com ação anti-envelhecimento. E para que possa fazer escolhas ainda mais informadas adianto aqui alguns dos mais utilizados, mas não esqueça que, para obter resultados visíveis, é comum ser necessária uma utilização regular de mais de 3 meses:
- Retinóides - ou derivados da vitamina A (Retinol): 
Potenciam a renovação celular e estimulam a síntese de colagénio – melhoram as rugas, as marcas e a firmeza da pele – só podem ser usados à noite;
- AHA’s - Alfa Hidroxiácidos, o mais conhecido é o Ácido glicólico
Normalmente derivados de frutos, promovem a renovação da epiderme, com esfoliação, e a produção de colagénio, restauram a hidratação e corrigem manchas;
- Antioxidantes tópicos - Vitamina C, Vitamina E (Tocoferol), Coenzima Q10, Ácido lipólico,…
Protegem as células dos efeitos dos radicais livres e reduzem a degradação do colagénio, enquanto estimulam a sua síntese. A vitamina C clareia manchas e tem um efeito protector nas inflamações;
- Resveratrol
Um polifenol, é potente antioxidante de origem vegetal com marcado efeito retardante do envelhecimento;
- Ácido Hialurónico
Tem ação hidratante, ajudando a pele a reter a água, e estimula a síntese de colagénio;
- Péptidos
Estimulam a síntese de colagénio e dão à pele um aspeto de espessamento imediato.


Princípios básicos da proteção solar: 
- Escolha o protetor solar mais indicado para a sua pele e a utilização em vista, quer no Fator de Proteção Solar (FPS preferencialmente superior a 30) quer na composição – apoie-se no conselho farmacêutico;
- Aplique sempre protetor solar na pele exposta (face, pescoço, colo, braços e mãos) cerca de 30 minutos antes de sair ao sol;
- Lembre-se que a duração de um filtro solar é de cerca de 2 horas pelo que, sempre que necessário, deverá proceder à sua reaplicação regular, além das reaplicações obrigatórias após um banho ou sudação excessiva;
- Evite a exposição solar entre as 11h e as 15h;


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal