MAIO 2016
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E ACUPUNTURA
Dra. Helena Chaves 
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa, ESMTC, Curso 5 anos.
Licenciada Nanjing University of Tradicional Chinese Medicine, estágio na China 4 meses.
hchaves22@hotmail.com

A consulta geral de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que, de acordo com o diagnóstico de cada caso, inclui a intervenção simultânea nas áreas de Acupuntura, Massagem Terapêutica TuiNa, Fitoterapia, Ventosas, Eletropunctura, Moxabustão. 
A Acupunctura é uma técnica medicinal que consiste na colocação de agulhas esterilizadas muito finas em pontos concretos do corpo. A massagem terapêutica TuiNa é utilizada com dois grandes objetivos, descontrair a pessoa e tratar doenças. A Fitoterapia são prescrições de plantas medicinais chinesas, tratam problemas físicos, mentais e emocionais, e também, conselhos dietética e hábitos de vida saudáveis. As Ventosas removem a congestão causada por obstrução do Vento, Frio ou Humidade, fatores que originam dores nas articulações e nas costas. A Eletropunctura é aplicação de uma pequena corrente elétrica nas agulhas, para intensificar a estimulação local, elimina dores e move estagnação. A Moxa tem um efeito de aquecimento, para patologias de frio, e vai estimular o Qi e o Sangue.

Para que serve?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), considera a prática um complemento a medicina ocidental e lista algumas doenças com ótimos resultados, nas quais podemos destacar, sequelas de AVC, depressão, cólicas, enxaqueca, gastrite, artrite, sinusite, rinite, insónia, fibromialgia, auxilia no emagrecimento, dores nas costas, dores musculares.
Esta lista mencionada está longe de ser completa. Seria impossível incluir todas as doenças que a acupuntura pode tratar e, para além disso, talvez nem sempre exista o termo ocidental correspondente a todos os problemas, porque o acupuntor diagnostica de forma holística, não considerando os sintomas individuais.

As Vantagens
A introdução da agulha provoca uma reação inflamatória, e em resposta a essa lesão surge um processo cicatrização e regeneração celular. Enquanto ativam áreas respetivas no cérebro, que reagem libertando neurotransmissores, endorfinas e serotonina, responsáveis pelo bem-estar, isto significa que, diminui a dor e relaxa a musculatura, sendo por isso que os efeitos da acupuntura são muito amplos e variados. 
A acupuntura é um tratamento que visa o equilíbrio perfeito e harmonioso entre corpo, mente e espírito de energias que circulam pelo organismo, prevenindo e tratando as doenças.
A acupuntura é 100% natural e não usa químicos.
A Acupuntura é uma técnica terapêutica destinada a estimular o equilíbrio homeostático do organismo, sendo a sua aplicação livre de efeitos secundários.
É um tratamento indolor e não interfere com outros tratamentos realizados ou com os medicamentos que o paciente esteja a tomar.
A acupuntura pode ser utilizada para tratar doenças físicas e mentais, sendo uma ótima técnica para dores crónicas e agudas. É benéfica para melhorar a memória, a concentração, impulsiona o sistema imunológico e regula as hormonas. A acupuntura alivia a dor de cabeça, dor nas costas, dor nas articulações, insónia, stress, fadiga, aumentando a energia e a resistência ao organismo.
A acupuntura no tratamento de emagrecimento, ajuda a controlar níveis de stress e ansiedade, sendo os grandes inimigos de quem quer perder peso, e controla a ingestão dos alimentos menos impulsivamente e em menor quantidade. Ajudando a perder peso e recuperar a forma física.
Pode ser aplicada a todas as faixas etárias e sexo e também pode ser associada a outras modalidades terapêuticas. Mesmo em patologias cirúrgicas, a acupuntura melhora o sistema imunológico do paciente e apressa a recuperação no período pós-operatório.
Diminuição do uso de medicamentos, a acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal, por isso, reduz ao mínimo a necessidade de medicamentos e aumenta a eficácia terapêutica. Além disso, constitui-se num tratamento mais económico em relação ao tradicional método da alopatia.
A prática dos Acupuntores é utilizado agulhas esterilizadas na origem, embaladas individualmente e descartáveis. As agulhas não são guardadas e usadas novamente em tratamentos posteriores, nem no mesmo paciente. Isto elimina qualquer receio da possibilidade de transmitir doenças contagiosas.
Apesar do constante progresso, a medicina ocidental ainda não conseguiu resolver muitos dos problemas que atingem o ser humano, por exemplo, doenças como as espondilopatias, as colagenoses, as e outras auto-imune. Em muitas dessas doenças, a Acupuntura, isoladamente ou associada a fisioterapia, obtém melhores resultados.

A acupuntura pode ser utilizada para tratar doenças físicas e mentais, sendo uma ótima técnica para dores crónicas e agudas. É benéfica para melhorar a memória, a concentração, impulsiona o sistema imunológico e regula as hormonas. A acupuntura alivia a dor de cabeça, dor nas costas, dor nas articulações, insónia, stress, fadiga, aumentando a energia e a resistência ao organismo.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal