FEVEREIRO 2016
EXERCíCIO FíSICO: INDOOR OU OUTDOOR?
Dr. Nélio Mendonça
Técnico Desportivo/ Personal Trainer no Ginásio Innovation Fitness Lab
neliomendonca2@hotmail.com

Está mais do que comprovado e fundamentado que a prática de exercício físico regular apresenta inúmeros benefícios para a saúde. É um facto! Entenda-se saúde nas suas três vertentes, como é definida pela Organização Mundial de Saúde: “(...) um bem-estar físico, mental e social”.
A preocupação da população com a sua saúde é cada vez mais visível recorrendo a atividades indoor (musculação, crossfit, aulas de grupo, hidroginástica…) e/ou outdoor (caminhadas, jogging, trails, BTT…) como forma de realizar exercício. Porém, com a grande variedade de ofertas ao nível do exercício físico, surge a dúvida sobre qual a melhor solução para se iniciar. 
O que diferencia estas duas formas de exercitar é a sua imprevisibilidade. Enquanto no exercício indoor, onde as condições de prática pouco ou nada se alteram, conseguimos prever com mais segurança aquilo que vai ocorrer, tal não acontece nas actividades outdoor (condições climatéricas, piso irregular ou factores externos que não conseguimos controlar). Logo aqui verificamos que a prática outdoor requer mais cuidados.
De acordo com uma revisão sistemática a prática outdoor mostrou-se benéfica ao nivel da revitalização, diminuição da raiva e aumento da energia. Outro estudo comprovou que aqueles que passam mais tempo outdoor têm efeitos positivos na sua vitalidade e entusiasmo, sendo também  apontado como factor preponderante na prevenção da obesidade em crianças. A exposição ao sol 5 a 30 min/dia, duas vezes por semana aponta ser suficiente para a síntese da vitamina D, essencial ao nosso organismo.
Por outro lado, a actividade indoor revelou-se mais proveitosa para aqueles menos motivados e que procuram nos outros a força de vontade para realizar exercício. As questões de segurança, relacionadas com a presença de instrutores e um ambiente mais estável (alergias, poluição) foram também factores preponderantes mencionados em vários estudos. O sentimento de pertença a um grupo é apontado como um dos pontos fortes das actividades indoor.
Mas qual será o programa de exercício ideal para si? Indoor? Outdoor? Depende. 
Antes de iniciarmos um programa de treino são inúmeras as variáveis que temos de equacionar, nomeadamente o estado de saúde actual (a todos os níveis), os seus objectivos (melhoria das capacidades físicas, melhoria da composição corporal, mobilidade, postura ou simplesmente bem-estar geral (ausência de doenças), as suas motivações, mas principalmente quais as suas reais necessidades.
Por vezes, aquilo que você pretende nem sempre está de acordo com aquilo que realmente precisa. Desta forma, o seu programa de exercício deve estar direccionado para os seus objetivos, mas principalmente para o que realmente necessita, seja através de actividades indoor e/ou outdoor.
No final, não existe um melhor que o outro mas sim o mais adequado para si.

“Por outro lado, a actividade indoor revelou-se mais proveitosa para aqueles menos motivados e que procuram nos outros a força de vontade para realizar exercício”



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal