FEVEREIRO 2016
ESTRIAS NA GRAVIDEZ
Dra. Sofia Ferreira
Farmacêutica na Farmácia do Caniço
sofia.ferreira@farmaciadocanico.pt

Durante a gravidez e após o parto, o corpo da mulher é submetido a diversas modificações que têm consequências directas sobre a pele. Para preservar a beleza da pele e viver plenamente a gravidez e a maternidade, há uma série de cuidados desenvolvidos especificamente para a pele das grávidas e das recém-mamãs.
Uma dessas alterações é o possível aparecimento de estrias na pele, estas são motivo de grande preocupação para a maioria das mulheres durante a gravidez e após o parto, chegando a atingir entre 70 a 90% das futuras mamãs, principalmente no 3º trimestre de gravidez, altura em que a distensão da pele, principalmente na zona abdominal é mais intensa.
 É importante não só, conhecer estas desagradáveis linhas que aparecem sobre a pele, de modo a limitar os riscos do seu aparecimento, como também descobrir as medidas a adoptar durante a gravidez! É importante saber que é possível reduzir e mesmo prevenir o seu aparecimento, desde que haja cuidados com a pele antes, durante e depois da gravidez!
Estrias, o que são?
As estrias resultam não só do progressivo aumento do peso e do volume corporal durante a gravidez, mas também das alterações hormonais que ocorrem ao longo dos 9 meses de gravidez. 
A nossa pele tem um certo grau de elasticidade e ela conseguirá acompanhar as alterações a que está sujeita durante a gravidez de forma saudável, desde que seja preparada atempadamente. Quando por algum motivo, sofre uma grande e rápida distensão, ela não consegue acompanhar esse ritmo e as suas fibras elásticas podem eventualmente partir, originado cicatrizes, que nada mais são do que as tão desagradáveis e temidas estrias. Poderão surgir com um aspecto avermelhado/rosado com um pouco de comichão e inflamação, que com o tempo tendem a ficar brancas.
As zonas mais sensíveis ao seu aparecimento são o abdómen, as nádegas, coxas e é muito importante não esquecer os seios.
Especialmente durante os nove meses de gestação, algumas hormonas (cortisol e estrogénios) reduzem a eficiência dos fibroblastos, as células que produzem colagénio, fibronectina e elastina, essenciais para a flexibilidade e resistência da pele.  
Factores de risco para o aparecimento de estrias na gravidez:
Tal como já foi referido, o principal factor responsável pelo aparecimento de estrias é o rápido aumento de peso e aumento de volume corporal , mas é importante não esquecer outros factores que também influenciam o seu aparecimento, importando referir:
- As alterações hormomais: algumas hormonas, como o cortisol e estrogénios, reduzem a eficiência das fibras elásticas da pele, essenciais para a sua flexibilidade e resistência;
- Idade: mulheres mais jovens, até aos 25 anos, têm maior tendência para o aparecimento de estrias, pois por terem uma pele mais firme, têm maior probabilidade das suas fibras rasgarem;
- Também na primeira gravidez há maior risco, mulheres que já tiveram um filho, apresentam uma pele mais adaptada às alterações a que está sujeita;
- Peso do feto, pois quanto maior for, maior será a distensão abdominal e consequentemente, maior o risco de desenvolver estrias;
- Há também uma importante componente genética no aparecimento das estrias durante a gravidez, mulheres cujas mãe e avós tiveram estrias durante a gravidez, estão mais propensas ao aparecimento dessas cicatrizes! Também a existência de estrias antes da gravidez na zona abdominal e seios, aumenta o risco do seu aparecimento durante a gravidez.

PREVENIR O SEU APARECIMENTO É POSSIVEL!
Para uma boa prevenção é importante começar a preparar a pele para as futuras alterações cedo e de forma regular! Isto porque, na gravidez não é possível controlar o principal factor de risco e que é o aumento de volume corporal, por isso a prevenção tem um papel chave!
- Desde o momento que sabe que está grávida, deve começar por reforçar a hidratação da sua pele e nos primeiros meses de gravidez deverá hidratar pelo menos 1 vez por dia depois o banho a sua pele, isto irá permitir que haja um aumento do tónus e elasticidade da sua pele. A partir do 4º ou 5º mês de gravidez, que é quando começa a haver a grande alteração de volume, aí é imperativo que hidrate a sua pele pelo menos de manhã e á noite, fazendo suaves massagens localizadas enquanto aplica o seu creme de cuidado…Estes cuidados vão agir imediatamente sobre a produção das fibras de suporte da pele, para trazer conforto e elasticidade e simultaneamente ajuda a activar a circulação sanguínea nestas regiões. Esta ação será tanto mais eficaz, quanto maior for o tempo despendido na sua aplicação.
E, uma vez por semana, use um exfoliante para peles sensíveis, ou seja é imperativo que se «perca» algum tempo, diariamente a cuidar da sua pele!!!
Também o uso de roupa intima apropriada é importante, deverá usar roupa que permita dar suporte à barriga e seios. Usar roupa larga, de modo a não comprometer a circulação sanguínea e dar preferência à roupa em algodão!
- Deve beber diariamente cerca de 2 litros de água, para manter a hidratação e elasticidade da pele, pois uma pele desidratada é mais propensa ao seu aparecimento;
- É também importante, tentar fazer uma alimentação saudável, sem que se torne numa obsessão, limitar desde o início, o consumo excessivo de doces que, desnecessariamente, vão amentando o seu peso. Fazer refeições frequentes e equilibradas, ricas em legumes, fruta, cereais integrais, carne branca e peixe, são dicas importantes para ajudar a prevenir as estrias ou pelo menos reduzir a intensidade com que aparecem!
- A prática de exercício físico é também um factor importante a não esquecer para controlar o peso.
Portanto, hidratar e nutrir a pele convenientemente durante toda a gravidez, dicando diariamente algum do seu tempo ao cuidado da pele do seu corpo, tentar ganhar peso aos poucos e de forma controlada, tentar manter uma alimentação saudável, praticando exercício físico, são pontos chave para prevenir o aparecimento das tão temidas estrias!


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal