DEZEMBRO 2015
CUIDADOS DO BEBé NOS MESES FRIOS
Dr. Élvio Sousa
Farmacêutico na Farmácia do Caniço 
elvio.sousa@farmaciadocanico.pt

No Outono e Inverno, a atenção sobre os mais pequenos deve ser redobrada. É importante adotar medidas preventivas na rua e dentro de casa, ao nível da saúde e bem-estar do bebé, uma vez que este possui um sistema imunológico mais frágil. 

Na rua…
Muitas vezes os pais preocupam-se exclusivamente com o frio, mas na realidade são as amplitudes térmicas muito bruscas que são nefastas para a criança. 
* Leve o seu bebé à rua nas horas mais centrais do dia (a meio da manhã ou a meio da tarde), sendo a altura do dia em que as variações de temperatura são mais reduzidas.
* Evite levar o bebé, sobretudo nos primeiros meses de vida, a locais onde existam aglomerados de pessoas, que facilitam o contágio de doenças respiratórias (por exemplo, centros comerciais).
* Em dias chuvosos, use a capa de chuva nos carrinhos de passeio, para evitar que o bebé se molhe. Os protetores devem ter aberturas nas laterais para a circulação do ar.
* Prefira roupas de algodão, e reforce a proteção contra o frio com luvas, meias e gorro. 

Dentro de casa…
* Mantenha uma atmosfera amena, em que não existam diferenças de temperatura muito díspares de divisão para divisão.
* Evite o uso de roupas muito abafadas. A temperatura corporal do bebé deve situar-se entre os 36.5 e os 37.2ºC, por isso vista-o com camadas de roupa leve (em vez de peças de roupa muito quentes). Assim, pode despi-lo e vesti-lo, de acordo com as condições a que vai sendo exposto.
* Se tem dúvidas sobre se o bebé tem calor ou frio, coloque a sua mão no tórax dele e veja se está com uma boa temperatura. Com o calor, o bebé mostra-se irritado, inquieto, não relaxa e transpira. Com o frio, o bebé pode chorar de desconforto, e as suas mãos e pés podem ficar gelados e com tonalidade roxa. 

À noite…
Os cuidados acima referidos mantêm-se. Lembre-se que colocar o bebé a dormir em ambientes muito aquecidos é perigoso, sendo uma das causas apontadas para a síndrome de morte súbita de lactentes. 
* Mantenha o ambiente do quarto ameno, e coloque o bebé a dormir num saco próprio para o efeito (o uso de cobertores ou roupa de cama pesada é uma outra causa possível de morte súbita: os recém-nascidos não conseguem virar-se, e ficam indefesos caso a roupa de cama os sufoque).
* Evite um ambiente muito seco no quarto, pois este favorece o aparecimento de constipações (impede que o organismo do bebé expulse corretamente as impurezas). A atmosfera deve ser de temperatura constante e com um nível ideal de humidade de 50%. Coloque uma fonte de água na divisão quando utilizar aquecedores, e proceda à substituição dos filtros periodicamente.
* Evite um ambiente excessivamente húmido, pois é amigo da proliferação de fungos. Ventile diariamente a sua casa e mantenha-a limpa. 
* Recorra ao uso de soro fisiológico e aspirador nasal - existentes na sua Farmácia - para proceder à higiene das mucosas. Ao usá-los antes do bebé dormir (por exemplo no início do banho), ajuda-o a dormir melhor. Durante as estações mais frias, é normal que o nível de mucosidade aumente. 

Hora do banho e cuidados com a pele…
É essencial o cuidado com a temperatura da água e do ambiente onde dá o banho ao bebé. Quando ocorre um choque térmico, o sistema cardiovascular do bebé realiza um processo de adaptação, em que a criança começa a tremer e fica pálida.
* Escolha um local para o banho do seu recém-nascido, sem correntes de ar, e faça-o de preferência na hora mais quente do dia (final da manhã ou início da tarde). A temperatura ideal do lugar ronda os 24/25ºC. Se necessário utilize um aquecedor, mas coloque-o num local onde tenha a certeza que não ocorrerão acidentes, e ponha uma toalha ou esponja molhadas na divisão para manter a humidade do ar.
* Quando o bebé é mais crescido e usa a banheira da casa-de-banho, deixe a água quente correr alguns minutos antes do banho, já com a criança na divisão: ajuda a vaporizar o ambiente, cria uma sensação mais agradável, e evita o choque entre a temperatura da pele do bebé e a temperatura da água (que deve estar a 37ºC; verifique se está agradável colocando o dorso da sua mão na água).
* Durante o banho, use sabão adequado para bebés - informe-se na sua Farmácia. A água quente e os banhos prolongados podem causar o ressecamento da pele, por isso evite uma quantidade excessiva de brinquedos que fazem demorar o banho. Os banhos dos bebés prematuros, que possuem reserva de gordura menor quando comparado a outros recém-nascidos, devem ser ainda mais rápidos.
* Quando terminar de dar o banho ao bebé, enrole-o numa toalha. Limpe muito bem a sua pele, de forma a evitar a proliferação de fungos.
* Hidrate a pele do bebé com cremes hidratantes adequados - aconselhe-se junto do seu Farmacêutico -, dando especial relevância ao rosto (sobretudo à volta dos lábios), uma vez que é a zona que se encontra mais exposta às agressões ambientais.
* Vista o bebé com roupas largas e suaves, para que a pele possa respirar corretamente. Caso o ambiente seja mesmo muito frio, vá vestindo o seu bebé gradualmente, conforme o vai secando e hidratando.


OUTROS CUIDADOS
É normal os seus familiares e amigos desejarem visitar o seu bebé. Convém evitar o contacto com pessoas constipadas, com tosse, corrimento nasal e/ou com sintomas de quadros virais ou bacterianos; e solicite que todos lavem as mãos - uma medida preventiva de grande importância.
Nunca dê medicamentos ao bebé sem a recomendação de um médico. Todas as recomendações descritas ao longo deste artigo, não dispensam a consulta com o Pediatra do seu mais-que-tudo. 


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal