NOVEMBRO 2015
EXERCíCIO FíSICO NA 3.ª IDADE
Dra. Susana Lopes
Professora no Ginásio Innovation Fitness Lab
susana.slopes@hotmail.com

Com o passar dos anos, temos algumas perdas significativas das nossas capacidades motoras, como por exemplo a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio, a força, bem como uma grande perda de massa muscular e óssea, o que por vezes leva a um aumento de massa adiposa.
O exercício físico na 3.ª idade é, por isso, um fator importante para proporcionar um estilo de vida mais saudável, trazendo particularmente benefícios para a saúde física e mental de cada indivíduo.
O exercício físico nesta etapa da nossa vida visa essencialmente ajudar a retardar o processo de envelhecimento e ajudar a que cada indivíduo consiga realizar as tarefas do seu dia-a-dia sem a ajuda de terceiros.
Ou seja, o exercício físico ajuda o idoso a ter mais autonomia; ajuda a ter melhorias a nível muscular e ósseo; a ter uma melhoria a nível das capacidades funcionais; ajuda a combater o processo inflamatório; estimula aspetos cognitivos (nomeadamente a atenção, memória e perceção) e ajuda na prevenção de doenças.
Ao iniciar um programa de treino, o idoso deve passar primeiro por uma avaliação médica e depois ser acompanhado por um profissional do exercício físico.
O exercício físico deve ser realizado pelo menos 3 vezes por semana, com a duração de 30 a 60 minutos por sessão. Deve ser realizado com roupas confortáveis, calçado apropriado, em locais apropriados para a prática desportiva e sempre dentro do limite de cada indivíduo.
Os exercícios mais aconselhados são exercícios que envolvam alongamentos, flexibilidade, mobilidade, equilíbrio, como por exemplo: o Pilates, Body Balance, Alongamentos assistidos (SGA), no entanto, podendo ser realizados exercícios aeróbicos de baixo impacto, dança, musculação - treino de força com intensidade moderada e com o acompanhamento de um personal trainer, caminhadas e outras atividades lúdicas e recreativas, desde que nunca seja colocada em causa a segurança do indivíduo.
Um idoso que pratique exercício físico com regularidade e que tenha uma boa alimentação estará a contribuir para ter uma vida mais saudável e mais longa!
Faça exercício físico e cuide da sua saúde e do seu corpo!

“O exercício físico deve ser realizado pelo menos 3 vezes por semana, com a duração de 30 a 60 minutos por sessão. Deve ser realizado com roupas confortáveis, calçado apropriado, em locais apropriados para a prática desportiva e sempre dentro do limite de cada indivíduo”.





 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal