NOVEMBRO 2015
VACINA DA GRIPE… SIM OU NÃO
Dra. Antónia Pereira
Diretora Técnica da Farmácia do Caniço
antonia.pereira@farmaciadocanico.pt

Todos os anos mais ou menos nesta época somos assaltados pela mesma dúvida, devemos vacinar-nos ou não? Não será isto da gripe também uma moda imposta não sabemos bem porquê nem por quem? Mas é um facto, chegou a época da gripe, não porque se preconizou que seja agora que nos devemos preocupar, mas sim porque a gripe é uma doença aguda sazonal e com maior incidência nos meses de outono e inverno.

Sintomas da Gripe
Nos adultos, inicialmente um súbito mal-estar, febre alta, dores nas articulações, musculares, de cabeça e tosse seca. Podendo também ocorrer inflamação dos olhos. 
Nas crianças, a prostração e a febre são os mais frequentes, mas sintomas gastrointestinais como a diarreia, náuseas e vómitos e sintomas respiratórios como a laringite e bronquiolite também são comuns. Já a otite média pode ser uma complicação nas crianças até aos 3 anos.
É uma doença de curta duração entre 3 a 4 dias, a evolução é benigna e a recuperação acontece em 1 ou 2 semanas. O vírus é transmitido através de partículas de saliva, expelidas através da tosse dos espirros mas sobretudo do contacto através das mãos.
O período de incubação, até ao aparecimento dos primeiros sintomas variar de 1 a 5 dias. O período em que um indivíduo infetado pode contaminar outro, começa 1 a 2 dias antes do início dos sintomas e vai até 7 dias depois; nas crianças este período pode ser maior.

Vacinar quem? 
Todos os indivíduos pertencentes a grupos de risco. A probabilidade de desenvolverem complicações é maior, nomeadamente de pneumonia e descompensação das doenças de base:
• Indivíduos com mais de 65 anos. 
• Residentes em instituições.
• Profissionais e prestadores de cuidados de saúde.
• Indivíduos com mais de 6 meses, grávidas e mulheres a amamentarem, que sofram de doenças: pulmonares crónicas incluindo asma, cardíacas, renais e hepáticas de diabetes e de doenças que provoquem um enfraquecimento do sistema imunitário.
• Crianças dos 6 meses -18 anos em terapêutica prolongada com salicilatos.

VACINA da GRIPE É
A vacina da gripe é constituída por vírus da gripe inativo, que ao ser introduzido no organismo provocam uma reação do sistema imunitário, tornado o individuo imune ou mais resistente ao vírus. 
A vacinação do ano anterior não garante defesas para este ano, pois estamos em presença do ataque de uma nova estirpe do vírus. Se contraímos gripe no ano passado, não estamos imunes a uma nova gripe.
A vacina é relativamente segura. As reacções adversas são localizadas e transitórias. Dor, vermelhidão e ligeiro inchaço no local da aplicação são os principais efeitos adversos. Também pode causar dores de cabeça e febre. Estes sintomas desaparecem passado pouco tempo.

A Constipação Não é Gripe
A constipação e a gripe não são a mesma doença. Os vírus que as causam, os sinais e sintomas são diferentes. Assim a vacina da gripe não protege contra a constipação. Na constipação os sintomas são: nariz entupido, espirros, olhos húmidos, garganta irritado e dor de cabeça. As dores de corpo e febre alta são raros. Os sinais e sintomas aparecem de forma gradual.

Previna a Gripe!
A vacinação anual no período compreendido entre os meses de Outubro a Dezembro.
Evitar o contacto com pessoas com a doença e lavar frequentemente as mãos são a prevenção mais eficaz. 
Se não conseguirmos evitar a doença, então devemos tomar todas as medidas necessárias para não a transmitirmos ao nosso grupo. Assim, se possível ficar em casa, em repouso. Medir e registar a febre ao longo do dia. Quando necessário deve ser controlada com um antipirético comum, paracetamol. Beber com frequência muitos líquidos. No caso de gravidez ou amamentação contactar o médico assistente. Nunca se devem utilizar antibióticos sem recomendação médica pois estes não atuam nas infeções virais, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura. 
A atual recomendação para a vacinação visa portanto proteger os indivíduos para os quais a doença constitui um perigo maior. Esta estratégia tem como finalidade a diminuição da mortalidade causada pela gripe e suas complicações e não a diminuição da sua incidência. 
Decididamente, e para os indivíduos pertencentes aos grupos de risco vacina da gripe SIM!

“A vacinação anual no período compreendido entre os meses de Outubro a Dezembro.
Evitar o contacto com pessoas com a doença e lavar frequentemente as mãos são a prevenção mais eficaz”. 


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal