SETEMBRO 2015
“É TUDO NORMAL. É FUTEBOL. NãO! FUTEBOL… NãO é ISTO”
Dr. Nelson Teixeira 
Psicólogo
nelson.teixeira@madeira-edu.pt

É domingo de manhã, 9 horas no Campo do Liceu. Duas equipas de jovens com não mas de 14 ou 15 anos de idade para além dos três árbitros. No banco, treinadores, dirigentes e outros jovens com “fome de bola” a aguardar a sua vez. Nas bancadas, alguns adeptos, não muitos, sobretudo pais, avós, irmãos e primos. Junto da linha lateral vislumbra-se dois agentes da PSP destacados para este jogo.
Este é um cenário recorrente dos domingos. Tudo perfeitamente “normal” e saudável, diria, não fosse a presença obrigatória dos dois agentes da PSP sem a qual o árbitro não inicia o jogo. Os dois agentes da PSP não são voluntários. Implicam custos para os clubes e para o orçamento de Estado. Porque lá estão? A sua presença implica garantir a segurança dos intervenientes no jogo. Um jogo de futebol entre crianças, num domingo de manhã. Garantir a segurança face aos pais, os avós, os irmãos e os primos dos jogadores.
Se alguém decidiu que um jogo de futebol entre crianças tem de ser policiado é porque algo de grave já aconteceu. Melhor, algo de grave continua a acontecer. A intervenção dos adultos, os promotores da prática desportiva dos mais jovens, ultrapassa os limites do razoável.
Inicia-se o jogo, desenrolam-se as primeiras jogadas, o árbitro assinala a primeira falta e … começa o espectáculo nas bancadas! É ver “adultos crescidos” com uma diarreia verbal a caracterizar a equipa de arbitragem, as mães destes, os treinadores adversários, os adversários (estes têm 13, 14 e 15 anos de idade). Por vezes, até atingem os colegas dos seus filhos, netos ou irmãos.
É tudo normal. É futebol. Não! Futebol, desporto e formação desportiva não é isto. Ganhar é bom, ganhar é importante mas ganhar nestas idades nunca foi nem nunca será tudo. Ganhar é uma parte, uma pequenina parte. As crianças não são pequeninos adultos nem os seus campeonatos são miniaturas da I Liga. O seu bem-estar não depende do resultado final do jogo, nem esse resultado vai pagar as contas no fim do mês.
A iniciação e a manutenção da prática desportiva de crianças tem diversos factores motivacionais, entre eles, a diversão, o estar com amigos, o viajar (nem que seja para o outro lado da ilha) e a melhoria/aprendizagem técnica. Em nenhum estudo verifiquei que “ganhar” fosse o primeiro motivador. 
Agora, a ênfase dada ao ganhar por parte dos adultos, por parte dos pais, é um dos principais factores que leva ao abandono da prática desportiva dos jovens. Assistir aos pais a discutir entre si, a serem interceptados pelos agentes da PSP, entre outras coisas, retira toda a diversão do jogo. A crítica constante pelo resultado menos positivo, pela inaptidão técnica e pela comparação do “como era no meu tempo”, aos poucos empurra a criança para as outras solicitações que possui. Desiste do futebol e fica com o computador. A responsabilidade é dos adultos e o seu comportamento tem de ser exemplar para com os jovens. Não só levam os seus filhos ao abandono mas pior do que isso levam ao abandono os filhos dos outros.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal