AGOSTO 2015
CUIDADOS A TER COM OS ANIMAIS NO VERãO
Dra. Cássia Mourão
Médica Veterinária
auqmia@live.com.pt

Chegado o Verão, com ele aumenta a incidência de determinados tipos de patologias em animais, sobretudo as de pele, por isso devemos ter alguns cuidados acrescidos. Mas vamos por partes: Ao iniciar a primavera uma consulta profilática é fundamental em animais alérgicos. Nesta época, é crucial o controlo de pulgas e carraças, quer através de produtos spot on quer através de comprimidos. As infestações de pulgas e carraças aumentam com o aumento da temperatura ambiental e podem causar alergias, bem como transmissão de doenças graves, como é o caso da erlichiose e babesiose.
Os animais devem ser deixados sempre com água potável a disposição e em abundância, evitando caminhadas em horas de maior calor, especialmente quando o solo está quente, o que pode originar queimaduras nas almofadas plantares. Outra questão importante é a permanência do animal dentro do carro em locais muito quentes o que pode originar um golpe de calor e ser fatal. Há raças que têm menos tolerância ao calor, especialmente as braquicefálicas (de focinho curto), nessas, os cuidados devem ser redobrados.
Já os animais de pelagem clara devem ser resguardados do sol, principalmente nas horas de maior intensidade, de forma a evitar queimaduras solares e até o aparecimento de cancros de pele.
As idas à praia são recomendadas sempre que os animais estão corretamente desparasitados e vacinados de modo a evitar a contaminação da areia. Após a entrada no mar devem ser lavados com água doce e os ouvidos devem ser bem secos. Os animais com problemas osteoarticulares devem evitar pisos irregulares ou instáveis como a areia e o calhau, por isso, esses merecem um cuidado acrescido nesses locais.
De resto, se possível, leve o seu animal consigo, descontraia e relaxe, férias são férias.



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal