AGOSTO 2015
UVAS
Dr. Ricardo Oliveira
Nutricionista
nutricardo@gmail.com

Apresento-lhe a uva, uma fruta rica em flavonóides e outros tantos fitoquímicos que teimosamente residem na casca com a sua típica adstringência abafada somente pela suculenta e adocicada polpa. Esta aliança de sabores esconde um milhão de razões saudáveis para beliscar insistentemente bago atrás de bago até desnudar o cacho. Esqueça o valor energético, seria injusto perante tamanha riqueza de nutrientes andar preocupado com as 77 kcal por 100g, enquanto meio papo com 25g ostenta 70 kcal desprovidas de quase nenhum valor nutricional. Preocupe-se sim, em planear o que come e como gasta.
Os fitoquímicos presentes na casca da uva são necessários no combate aos fungos que ocorrem durante as variações climáticas e chuvas. Na prática a videira quando é tratada com químicos produz menores quantidades de fitoquímicos ao contrário daquela que, de acordo com os procedimentos de uma agricultura biológica, vê-se obrigada a sintetizar mais fitoquímicos para a sobrevivência do fruto. 
Para o consumidor, estes fitoquímicos presentes na uva têm uma acção importante a diferentes níveis: anti-oxidante, anti-agregante, anti-tumoral, anti-viral, anti-hepatotóxico. 
Como compreende, apenas com base nos fitoquímicos o consumo de uvas permite assegurar uma proteção acrescida em relação às doenças cardiovasculares, cancro e o envelhecimento do organismo.
Se está indeciso entre um cacho de uvas escuras e as brancas ou verdes, a verdade é que as primeiras contêm quantidades superiores de fitoquímicos. Na realidade, quanto mais intensa for a cor da casca da uva maior a sua riqueza.  
E para que não se imagine obrigado a tomar vinho posso garantir que ao beber o sumo da uva os benefícios para a saúde são um tanto ou quanto semelhantes, com vantagem para o facto dos fitoquímicos se manterem por mais tempo na corrente sanguínea em relação aos mesmos quando ingeridos no vinho. Por outro lado, apraz dizê-lo que o álcool no vinho permite aumentar a HDL (conhecida como lipoproteína de elevada densidade) responsável pela diminuição do colesterol sanguíneo. De qualquer modo, o sumo de uva é por si só uma alternativa excelente e saborosa para bebericar em qualquer altura do dia.
Não é a primeira vez que escrevo sobre as virtudes terapêuticas de fitonutrimentos, no entanto volto a referir que a sua ação resulta sempre e apenas da interação dos diferentes constituintes presentes no alimento quando inseridos de uma forma equilibrada num plano alimentar que respeite a variedade, a quantidade e a qualidade da escolha alimentar e não o efeito isolado de um determinado nutriente fora deste contexto. Desta forma, peço a vossa atenção para a necessidade de preferir os alimentos em relação à suplementação de um nutriente isolado.


Vantagens do nosso cacho de uvas:
- Ajuda a controlar a tensão arterial;
- Combate a obstipação (prisão de ventre);
- Óptima no tratamento de hemorróidas;
- Reduz o ácido úrico;
- Melhora o tratamento de varizes;
- Aumenta a resistência à fadiga;
- Combate a anemia;
- Excelente desintoxicante.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal