AGOSTO 2015
IMPORTâNCIA DA áGUA
Dr. Fernando Coelho
Farmacêutico na Farmácia do Caniço
fernando.coelho@farmaciadocanico.pt

A água é a substância com maior importância para a vida na Terra. Para o ser humano ela representa em média 60% do peso corporal. Esta percentagem diminui com a idade e é maior no homem do que na mulher, mas é importante termos um grande aporte de líquidos para que a nossa saúde possa manter-se.
Equilíbrio hídrico no organismo
A quantidade de água corporal é regulada pelo reflexo da sede. Este é ativado pela necessidade de água e a sua intensidade aumenta com o défice de hidratação.
A hipófise é responsável pela produção de uma hormona antidiurética que diminui a eliminação de água pela urina. Quando há excesso de água, a hipófise diminui a produção da hormona antidiurética e os rins ficam livres para eliminar o excesso de água. Ao mesmo tempo o reflexo da sede é suprimido. 
Porque é que o corpo pode ficar desidratado?
O corpo perde/consome água através da urina e suor mas também perdemos água através das fezes e da pele sem nos apercebermos (as chamadas perdas insensíveis). Para que o equilíbrio seja reposto é necessário que uma igual quantidade de água seja ingerida/ganha. As principais fontes de água são os alimentos e os líquidos que ingerimos. Em pequena quantidade também obtemos água através das reações de anabolismo que se processam nas nossas células. Se a perda é maior que o ganho o corpo fica então desidratado.
Uma das grandes razões da perda de água é a manutenção da função renal, pois o corpo tem de eliminar toxinas através da urina. Em condições adversas, como por exemplo, a prática muito intensa de exercício físico em locais quentes favorece a perda de água. É também frequente em casos de vómitos e diarreia o corpo ficar desidratado pois existe uma elevada perda de água e sais minerais. Estes sais ajudam o corpo a fixar a água no organismo e se estiverem em falta o corpo não conseguirá “segurar” a quantidade necessária de líquido e mesmo com grande aporte de água ela será novamente eliminada sob a forma de diarreia, vómitos ou urina. Daí a necessidade de adicionar à água sais de reidratação.
Sintomas da desidratação
O primeiro e mais frequente sintoma é a sede seguido da desidratação celular pois as nossas células cedem a água que têm armazenada para repor a água perdida. À medida que a desidratação aumenta, pioram os sintomas, e instala-se o cansaço físico e mental e o aumento da temperatura corporal. Sem medidas adequadas seguem-se dores de cabeça, tonturas, náuseas, vómitos e alterações visuais.

Efeitos da desidratação
A falta de água por grandes períodos de tempo leva a danos no organismo. Praticamente todos os órgãos são afetados, alguns diretamente e outros.
Os rins retêm toda a água possível o que torna a urina demasiado concentrada. Este aumento da concentração altera a morfologia renal e aumenta a predisposição para insuficiência renal crónica, nefropatia diabética e formação de cálculos renais pois os cristais tem mais facilidade em insolubilizar
A obstipação é um problema frequente pois as fezes demasiado secas têm mais dificuldade em ser expelidas. Nas crianças é uma causa frequente da obstipação e que causa um grande desconforto intestinal.
A diminuição da salivação influencia a própria digestão pois há uma menor ação da amilase salivar que ajuda na digestão dos hidratos de carbono. Além disso a saliva é importante para neutralizar ácidos da placa bacteriana.
O cérebro também fica afetado levando a alterações cognitivas, falta de atenção, concentração, memória e a capacidade de tomar decisões.

Recomendações para combater a desidratação
Beba entre 1,5 a 2 L de água por dia, regularmente e em pequenas quantidades. Para pessoas com dificuldades de deglutição, sobretudo idosos, existe água gelificada que facilita a ingestão de líquidos.
Aumentar a ingestão de água no caso de praticar exercício físico.
Prestar especial atenção às crianças e aos idosos (classes com maior risco)
Ingira alimentos ricos em água (sopas, saladas e fruta).
Evite o consumo exagerado de álcool.


Funções da água no organismo 
A água desempenha várias funções no corpo humano.
Uma das principais funções é a regulação da temperatura, nomeadamente através do suor (que nos ajuda a arrefecer) e do sangue (que transporta calor até às extremidades).
Transporta nutrientes, gases, fármacos, e outros metabolitos resultantes das reações celulares, pois é capaz de dissolver diversas substâncias.
Interfere com praticamente todos os tecidos e órgãos do corpo humano.
É necessária para que os nutrientes mais complexos sejam decompostos em nutrientes mais simples.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal