JULHO 2015
DIA INTERNACIONAL DO AMIGO
Dr. Énio Gomes
Psicólogo M.B.A., Investigador em Neurociências (Hipnoterapia Clínica e Cognitiva), E.U.A Ph.D. (Genética Molecular oncológica) U.K.
argenlab_coimbra@hotmail.com

Para falar do dia Internacional do amigo, na minha opinião devemos começar por uma breve história da instituição deste dia. Como é do conhecimento geral, no dia 30 de Julho comemora-se o Dia Internacional do Amigo também conhecido como o Dia Internacional da Amizade. A data foi instituída por resolução, após a sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das
Nações Unidas a 27 de Abril de 2011, cujo objetivo foi, dentro do tratamento da "Cultura de paz", e, se reconheceu "a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo" na qual decidiu-se designar como Dia
Internacional da Amizade e em concordância com a proposta original promovida pela Cruzada
Mundial da Amizade. A iniciativa foi apresentada a 43 países (incluindo o Brasil - este País também o comemora a 18 de Abril, embora sem caracter oficial) e quase todos os países sul-americanos), a qual foi aceita unanimemente pela Assembleia Geral.
Caso fosse colocada a questão, "Qual seria a importância e como a manteria o conceito de um amigo?” Diria: O amigo, deve compreender as diferenças, sejam elas quais for, e saber aceitá-las. É óbvio, que não tenha que ser sempre com um caráter afirmativo. O papel do amigo é orientar o outro, de uma forma construtiva, com um diálogo valoroso, nobre e cheio de sentimentos e emoções não intempestivos (as) e aústeros(as). Depois há que mantê-lo.
Como dizia Leon Tolstoi, “A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor. A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira”.
Na realidade, a emanação da felicidade prospera o amigo, como já foi atrás mencionado, deve ser dada sem esperar algo em troca. O ato da verdadeira dádiva do esforço, empenho e trabalho do amigo, é, e cito o grande poeta Mário Quintana, "A amizade é um amor que nunca morre."
O sinónimo imposto de uma dádiva sem retorno. Alguém colocou-me uma questão, "Numa sociedade tão controversa, informatizada e fisicamente afastada, será que podemos chamar alguém de amigo? Pois só tenho que dizer, Amigo e Amizade andam de mão dada. Seríamos muito pobres se o ser humano não tivesse amigos. Colocamos a questão de um ponto de vista mais científico, hipótese 0 (H0) não é amigo, hipótese 1 (H1) é amigo. Vamos utilizar a regra de probabilidades em diversos grupos dentro do universo das redes sociais. Pois estas, são as melhores para colocar as hipóteses em questão. Se o Facebook, é uma das maiores, usarei esta como o nosso universo de amostragem.
Um indivíduo solicita amizade a outro, e, imaginemos que o outro aceita. Se na realidade este desenvolvimento da amizade entre ambos aumenta, é evidente que estamos perante a hipótese H1. Se a esta enfraquece ao longo do tempo, estamos numa hipótese H0. Analiticamente, são resultados sem grande valor estatístico. Mas se analisarmos um grupo sobre um tema X, a hipotese H1 é a vencedora, na medida em que, existem mais elementos em concordância. Na realidade, essa é uma das razões de criar grupos para defender uma determinada causa. Muitas vezes afirma-se, "estamos a ficar demasiado informatizados, falta de calor humano” entre amigos, pois bem, na minha opinião, nada nos garante se somos nós que não estamos a acompanhar a evolução. Os tempos mudam, a tecnologia avança e temos que nos adaptar a essas mudanças.
Diz-se vulgarmente, que as pessoas estão cada vez mais afastadas. É notório que isso é verdade, mas não será nós a termos dificuldade em planear o nosso tempo?
Digo? Acho que seja informatizado ou não, desde que a amizade/amigo seja verdadeira(o) e sincera(o), a hipótese H1 é vencedora. Existe uma máxima que eu costumo utilizar "A Amizade acaba, quando a desconfiança começa". E nunca se deve esquecer, a amizade, assim como o amor, é dada de graça e semeada ao vento, como dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade.
Faço votos para que esta comemoração não seja por um dia, mas para sempre entre amigos.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal