Dra. Cheila Martins Psicóloga cheilamartins@hotmail.com Chegou o ‘Senhor’ Junho que é o mês que costuma deixar muitos dos estudantes no limbo da bipolaridade. Por um lado o ano letivo está a terminar, e estão exaustos destes 9 meses de aquisição de conhecimentos, de trabalho, de testes e de TPC’s. Por outro, há sempre algum saudosismo no virar da última página, no chegar à última ficha de trabalho, no destralhar e arquivar. 9 meses podem ser mesmo muito tempo, vistos com uns minúsculos olhos de quem tem p’raí 7 anos mas 3 meses pode ser mesmo muito tempo, visto com os olhos de um pai-trabalhador. Mas se para os estudantes este mês comporta um misto de sentimentos, o cenário não é mais fácil para os pais: “Quase 3 meses de férias! O que é que eu faço com o meu filho com quase 3 meses de férias?!” (pai, inspire e expire e veja a situação com os óculos positivos): acabou de chegar ao número da sua senha, ganhou a oportunidade de orientar a aquisição de conhecimentos do seu filho. Ele está de férias da escola mas não das aprendizagens, não é uma boa altura para lhe ensinar tudo aquilo que não teve oportunidade de o fazer, em tempo escolar? Quase que aposto que durante o ano letivo (com a escola, os TPC’s, todas as atividades extra-curriculares dele e mais o seu trabalho) não teve muitas oportunidades para estar verdadeiramente com ele. Agradeça ao querido mês de Junho, independentemente do seu tempo de férias, por ter o seu filho (quase por inteiro) para si. Mas antes mesmo de se deixar maravilhar pelos momentos que passarão em família, deixe-me que lhe diga 2 ou 3 coisinhas que lhe irão ajudar, nestes e noutros 3 mesinhos em que está a disfrutar da sua cria: - as rotinas são organizadoras, mesmo em férias, implemente rotinas. Principalmente em idades mais pequenas é daí que advém a noção de tempo; - faça planos em família, partilhe interesses, opiniões. Procure saber do que gosta o seu filho agora e deixe-o intervir, sempre que possível, nas escolhas; - não descure a cultura, ver museus e galerias de arte não tem de ser só do âmbito escolar. Porque não conhecer a cidade através de jogos como o Geocaching? - os livros são um mundo maior que os manuais escolares, já experimentou deixarem-se perder pelas páginas e pelas ilustrações? Permita-se que viagem juntos, nem que seja nas páginas de um bom livro. - Aproveite o bom tempo, e mantenha o contacto com a natureza. “Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina, sê um arbusto no vale mas sê”. Que é como quem quer dizer, se não puder semear uma horta, plante pelo menos um vasinho. - Deixe o seu filho brincar livremente, sozinho ou acompanhado. Sabia que o brincar estimula a criatividade e a imaginação, e que é através do brincar que muitas vezes o seu filho comunica consigo? Acima de tudo, receba o querido mês de junho com serenidade, ajuste o comportamento tendo em conta os resultados escolares, e não corra o risco de reforçar comportamentos que não pretende que se repitam. Fora isso, ele está mesmo aí e se não lhe pode fechar a porta, receba-o então de braços abertos. DESTAQUE - As rotinas são organizadoras, mesmo em férias, implemente rotinas. - Faça planos em família, partilhe interesses, opiniões. - Não descure a cultura, ver museus e galerias de arte não tem de ser só do âmbito escolar. - Permita-se que viagem juntos, nem que seja nas páginas de um bom livro. - Aproveite o bom tempo, e mantenha o contacto com a natureza. - Deixe o seu filho brincar livremente, sozinho ou acompanhado. |