JUNHO 2015
QUERIDO MêS DE JUNHO
Dra. Cheila Martins
Psicóloga
cheilamartins@hotmail.com

Chegou o ‘Senhor’ Junho que é o mês que costuma deixar muitos dos estudantes no limbo da bipolaridade. Por um lado o ano letivo está a terminar, e estão exaustos destes 9 meses de aquisição de conhecimentos, de trabalho, de testes e de TPC’s. Por outro, há sempre algum saudosismo no virar da última página, no chegar à última ficha de trabalho, no destralhar e arquivar. 9 meses podem ser mesmo muito tempo, vistos com uns minúsculos olhos de quem tem p’raí 7 anos mas 3 meses pode ser mesmo muito tempo, visto com os olhos de um pai-trabalhador.
Mas se para os estudantes este mês comporta um misto de sentimentos, o cenário não é mais fácil para os pais: “Quase 3 meses de férias! O que é que eu faço com o meu filho com quase 3 meses de férias?!” (pai, inspire e expire e veja a situação com os óculos positivos): acabou de chegar ao número da sua senha, ganhou a oportunidade de orientar a aquisição de conhecimentos do seu filho. Ele está de férias da escola mas não das aprendizagens, não é uma boa altura para lhe ensinar tudo aquilo que não teve oportunidade de o fazer, em tempo escolar? Quase que aposto que durante o ano letivo (com a escola, os TPC’s, todas as atividades extra-curriculares dele e mais o seu trabalho) não teve muitas oportunidades para estar verdadeiramente com ele. Agradeça ao querido mês de Junho, independentemente do seu tempo de férias, por ter o seu filho (quase por inteiro) para si.

Mas antes mesmo de se deixar maravilhar pelos momentos que passarão em família, deixe-me que lhe diga 2 ou 3 coisinhas que lhe irão ajudar, nestes e noutros 3 mesinhos em que está a disfrutar da sua cria:
- as rotinas são organizadoras, mesmo em férias, implemente rotinas. Principalmente em idades mais pequenas é daí que advém a noção de tempo; 
- faça planos em família, partilhe interesses, opiniões. Procure saber do que gosta o seu filho agora e deixe-o intervir, sempre que possível, nas escolhas;
- não descure a cultura, ver museus e galerias de arte não tem de ser só do âmbito escolar. Porque não conhecer a cidade através de jogos como o Geocaching?
- os livros são um mundo maior que os manuais escolares, já experimentou deixarem-se perder pelas páginas e pelas ilustrações? Permita-se que viagem juntos, nem que seja nas páginas de um bom livro.
- Aproveite o bom tempo, e mantenha o contacto com a natureza. “Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina, sê um arbusto no vale mas sê”. Que é como quem quer dizer, se não puder semear uma horta, plante pelo menos um vasinho.
- Deixe o seu filho brincar livremente, sozinho ou acompanhado. Sabia que o brincar estimula a criatividade e a imaginação, e que é através do brincar que muitas vezes o seu filho comunica consigo?
Acima de tudo, receba o querido mês de junho com serenidade, ajuste o comportamento tendo em conta os resultados escolares, e não corra o risco de reforçar comportamentos que não pretende que se repitam. Fora isso, ele está mesmo aí e se não lhe pode fechar a porta, receba-o então de braços abertos.

DESTAQUE

- As rotinas são organizadoras, mesmo em férias, implemente rotinas. 
- Faça planos em família, partilhe interesses, opiniões. 
- Não descure a cultura, ver museus e galerias de arte não tem de ser só do âmbito escolar. 
- Permita-se que viagem juntos, nem que seja nas páginas de um bom livro.
- Aproveite o bom tempo, e mantenha o contacto com a natureza. 
- Deixe o seu filho brincar livremente, sozinho ou acompanhado. 


 


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