MAIO 2015
OPERAçãO INéDITA. SãO JOãO REVERTE MENOPAUSA A MULHER DE 28 ANOS
A doente entrou em estado de menopausa aos 19 anos. Agora com 28, tem uma função ovárica normal, graças a uma operação inédita em Portugal, e poderá mesmo um dia vir a engravidar.
O Hospital de São João, no Porto, comprovou o sucesso da primeira operação realizada em Portugal de reposição de tecido dos ovários numa mulher que ficara em menopausa aos 19 anos. A cirurgia pioneira devolveu a função ovárica a uma pessoa que, devido a uma doença, tivera que retirar os ovários em 2006.
A operação de reposição dos ovários teve lugar em janeiro, e a doente já teve três ovulações no tempo previsto. "Queríamos ter prova cabal de que ela tinha retomado os seus ciclos ovulatórios", contou ao DN Nuno Montenegro, diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do S. João.
O médico explicou ao DN que a operação é pioneira em Portugal. Foi a primeira vez que uma operação assim se realizou no país, e a confirmação do seu sucesso torna-a um de apenas algumas dezenas de transplantes semelhantes a nível mundial.
Quando os ovários da doente foram retirados em 2006, os médicos decidiram criopreservar os tecidos saudáveis. A doente entrou num estado de menopausa precoce, o que a obrigou a terapia hormonal de substituição. Nove anos depois, a cirurgia permitiu-lhe sair da menopausa, retomar os seus ciclos ovulatórios normais, e ter hormonas femininas circulantes. Agora, é mesmo possível encarar a possibilidade de uma gravidez, no futuro.
"Isso vai sempre depender da vontade da mulher", sublinha Nuno Montenegro, que acrescenta que a grande vitória da cirurgia, devolver as plenas capacidades ovulatórias a uma mulher que passou nove anos sem elas, já foi conseguida. "Mas estão reunidas as condições para esta mulher poder vir a ter uma estimulação ovárica e poder um dia ter uma gravidez".

FONTE: DN Portugal

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal