ABRIL 2015
O DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FíSICA
Dr. Nuno Costa
Mestre em Atividade Física e Desporto
Coordenador Sala Musculação e PT’s IFL

A Atividade Física será um estilo de vida saudável ou uma moda?
Nos dias de hoje cada vez mais é um hábito observarmos muitas pessoas a realizarem algum tipo de atividade física, quer seja correr, caminhar ou realizar exercício físico em ginásios. No entanto, é pertinente perceber se este facto é apenas uma moda ou então pelo contrário um estilo de vida saudável.
A Atividade Física segundo Caspersen (1985) é “qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso”. Por outras palavras, a Atividade Física está patente em qualquer esforço muscular orientado para a execução de uma tarefa (por exemplo: subir escadas; caminhar; passear com o cão; lavar o carro, etc).
Uma vez que hoje celebra-se o Dia Mundial da Atividade Física, é fulcral consciencializar a população em geral do quão importante é adotar um estilo de vida ativo. Se não vejamos, hoje em dia é uma realidade que o acesso a vídeo jogos, consolas, computadores, redes sociais está muito facilitado desde miúdos a graúdos. Logo, há inequivocamente uma predisposição para o sedentarismo e consequentemente aparecimento de inúmeras doenças. Deste modo, há que contrariar grande parte deste tipo de comportamentos e, por isso, enquanto Personal Trainer e profissional da área da atividade física e desporto, sinto a responsabilidade de promover a importância da Atividade Física para a população em geral.
Assim sendo enumero alguns benefícios / vantagens associados à prática de uma atividade física regular, são eles: redução do risco de obesidade; menor risco de contrair doença cardíaca; redução da pressão arterial sistêmica; aumento do conteúdo de oxigénio no sangue; previne o desenvolvimento de diabetes tipo 2; redução do risco de cancro, por exemplo, cólon, pulmonar, da mama, entre outros; músculos, tendões e ligamentos mais fortes; aumento da força; aumento da densidade óssea nos adolescentes, manutenção nos adultos e retardamento da perda da densidade nos idosos evitando a osteoporose; redução do stress, contribuindo para uma melhor concentração e para o bem-estar físico e psicológico.
Porque acredito e dadas as vantagens acima mencionadas, a resposta é clara, ou seja, no meu entender sem sombra de dúvidas a prática regular de Atividade Física jamais é uma moda, bem pelo contrário, é um estilo de vida saudável, mais do que isso, é uma necessidade para todo e qualquer ser humano. Por isso aconselho vivamente toda a população em geral saudável ou com limitações a realizar atividade física com uma intensidade moderada pelo menos três vezes por semana, respeitando sempre os princípios de treino, tal como defende a Organização Mundial de Saúde. A Atividade Física quando bem monitorizada e adequada às patologias e objetivos dos praticantes, por exemplo através do acompanhamento de um Personal Trainer no ginásio, terá de forçosamente levar ao sucesso e resultados positivos promovendo um bem-estar geral. Importa ainda desmistificar o preconceito que ainda subsiste de que os ginásios estão direcionados apenas para as pessoas que querem “ganhar músculos” ou então para as pessoas “barrigudas”, bem pelo contrário, por exemplo, o nosso conceito no ginásio Innovation Fitness Lab, é o de promover um tipo de exercício abrangente ao bem-estar e melhoria da saúde em geral independentemente da idade, das capacidades e objetivos dos seus utentes.
Está à espera do quê? Mexa-se pela sua saúde, não arranje mais desculpas, lembre-se de que amanhã poderá ser tarde demais, a sua desculpa a partir de hoje tem de ser o seu treino! Fico à sua espera…

DESTAQUE:
“Assim sendo enumero alguns benefícios / vantagens associados à prática de uma atividade física regular, são eles: redução do risco de obesidade; menor risco de contrair doença cardíaca; redução da pressão arterial sistêmica; aumento do conteúdo de oxigénio no sangue; previne o desenvolvimento de diabetes tipo 2”        


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal