ABRIL 2015
USO SEGURO E EFECTIVO DE MEDICAMENTOS
Dra. Sara Duarte
Farmacêutica na Farmácia do Caniço
sara.duarte@farmaciadocanico.pt

Todos nós já alguma vez tivemos de utilizar medicamentos. Os medicamentos ajudam a prevenir, a tratar e a curar doenças e têm vindo a tornar-se cada vez mais uma ajuda essencial, uma vez que quando bem utilizados aumentam directamente a qualidade de vida. Mas é preciso ter em atenção que os medicamentos não trazem só benefícios. 
Os benefícios são os efeitos positivos que os medicamentos têm sobre o nosso estado de saúde e esses são os efeitos que todos nós esperámos quando os utilizamos. No entanto, todos os medicamentos têm também efeitos adversos relacionados com o seu uso. Estes muitas vezes são ignorados, consciente ou inconscientemente, não se ponderando os riscos que a sua utilização acarreta.
Por isso, para uma utilização efectiva e segura dos medicamentos é importante conhecer estas suas duas facetas: as vantagens e os efeitos colaterais que a utilização de uma determinada substancia pode provocar.
Quanto mais informadas estiverem as pessoas, mais os riscos serão minimizados. Um doente informado é um doente responsável. Por isso é importante esclarecer bem os seguintes pontos: 

- Saber os nomes dos medicamentos e para que são utilizados. Existem medicamentos com nomes diferentes, mas com a mesma substância, o que pode levar a uma duplicação da medicação. Há também medicamentos com nomes semelhantes ou embalagens semelhantes e que são completamente diferentes. Para além destes aspectos, conhecer bem os medicamentos que toma e os seus efeitos positivos é importante para o tratamento.
- Saber como devem ser utilizados os medicamentos que estamos a utilizar, isto porque a forma de utilização varia. Podem ser para engolir, para aplicar na pele ao nas mucosas, para serem injectados ou até inalados. Em cada um dos casos, os medicamentos apresentam características especificas que só vão funcionar correctamente quando utilizados pela via correcta.
- Conhecer a posologia dos medicamentos, isto é, quando os devemos tomar e durante quanto tempo. As doses e aos intervalos de tempo entre tomas são adaptadas a cada doente e a cada situação, por isso devem ser respeitados e não é correcto extrapolar de uma pessoa para a outra, mesmo que os sintomas sejam os mesmos. A duração do tratamento também deve ser seguida à risca. Os medicamentos demoram o seu tempo a fazer efeito, por isso o tratamento só deve ser interrompido por indicação medica e/ou do seu farmacêutico.
 - Conhecer quais os cuidados especiais a ter durante a toma ou utilização de um medicamento. Durante a toma de um medicamento pode ser necessário tomar algumas precauções como por exemplo: 
Não beber álcool – o álcool pode interferir com o mecanismo de acção do medicamento ou com o seu metabolismo;
Não conduzir máquinas – alguns medicamentos podem diminuir os reflexos ou provocar sonolência;  
Não ingerir certos alimentos – por exemplo, a ingestão de toranja interfere com a acção de alguns medicamentos que controlam o colesterol e a tensão arterial
- Estar ciente de quais os efeitos adversos que podem surgir e como se deve proceder caso ocorram. Se os conhecer é possível acautelar -se. Caso estes efeitos se verifiquem, devem ser comunicados ao médico e/ou farmacêutico, para que possam ser minimizado ou a terapêutica substituída. 
Assim, após estar esclarecido em relação aos medicamentos que utiliza, deve adoptar uma postura activa e consciente. Deve seguir as seguintes medidas, de forma a diminuir os riscos negativos associados as medicamentos:
 - Cumpra sempre as instruções do médico e/ou farmacêutico quanto ao modo de utilização;
 - Respeite a dose e os intervalos entre tomas ou aplicações recomendadas; 
 - Não interrompa a toma por iniciativa própria;  
 - Use apenas medicamentos aconselhados por profissionais de saúde; 
- Não partilhe medicamentos, mesmo que os sintomas sejam semelhantes;
- Mantenha os medicamentos fora do alcance das crianças;
- Guarde os medicamentos ao abrigo da luz, do calor e da humidade (evite a casa de banho e a cozinha);
- Guarde os medicamentos no frio sempre que indicado;
- Entregue na farmácia todos os medicamentos fora de uso ou de prazo.
O uso seguro e efectivo dos medicamentos depende da correcta troca de informação entre profissionais de saúde e doentes, de forma a optimizar os benefícios e minimizar os riscos.
Saia sempre esclarecido da consulta médica. Se surgirem dúvidas, fale com o seu farmacêutico: ele está apto a esclarecê-lo acerca de qualquer assunto relacionado com os medicamentos.

DESTAQUE
“Os benefícios são os efeitos positivos que os medicamentos têm sobre o nosso estado de saúde e esses são os efeitos que todos nós esperámos quando os utilizamos. No entanto, todos os medicamentos têm também efeitos adversos relacionados com o seu uso. Estes muitas vezes são ignorados, consciente ou inconscientemente, não se ponderando os riscos que a sua utilização acarreta”.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal