NEWSLETTER
MARçO 2015
Dr. Élvio Sousa 
Farmacêutico na Farmácia do Caniço
elvio.sousa@farmaciadocanico.pt
A dor de cabeça e a enxaqueca
Cerca de 8 a 15% dos cidadãos dos países ocidentais sofrem de enxaqueca. Aliás a enxaqueca é mais frequente do que a asma ou a diabetes, por exemplo. O facto de atingir as pessoas nas idades mais produtivas da vida, implica grandes custos económicos, sociais e familiares. (Ler mais)

Dra. Cristina Andrade
Psicóloga Clínica
cristinaandrade.psi@gmail.com
Vivências Psicológicas da Gravidez
A Gravidez é um dos maiores ritos de passagem da vida. Assim o afirmam diversos investigadores na área da Psicologia. É um acontecimento de vida que, pela sua dimensão transformacional marcante, é equiparado à morte e ao casamento. Tem sido classificada também, por diversos cientistas, como uma crise, no sentido da mudança que representa para quem a vivência. (Ler mais)

Dr. Bruno Sousa
Nutricionista no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira
Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto 
bruno.sousa@mail.com
Nutrição no inverno
Com a chegada do inverno, o frio aperta e surge a vontade de “devorar” alimentos e de ingerir bebidas que sejam aprazíveis, contudo ricos em calorias. (Ler mais)

Dra. Sofia Granito
Médica em Medicina Geral
sofiagranito@gmail.com
Em primeiro lugar vacinação, vacinação, vacinação…
Registou-se na Madeira um surto de gripe como aconteceu no continente?
O aumento sentido na procura ao nosso serviço de urgência hospitalar nos meses de Dezembro de 2014 e Janeiro de 2015, reflecte, não só, mas também, o surto de gripe. Tivemos e ainda temos alguns casos de gripe, mas que não justificam, no seu todo, a grande afluência àquele serviço. A grande maioria das situações são devidas a descompensações de doenças crónicas de base, por variados motivos, como por exemplo, o não cumprimento da terapêutica por dificuldades económicas. (Ler mais)


BREVES


Açúcares livres não devem representar mais de 10% do consumo energético total
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a redução do consumo de açúcares livres para menos de 10% (o correspondente a cerca de 12 colheres de chá) do consumo energético total, sendo que uma redução para menos de 5% por dia resultaria em benefícios adicionais para a saúde. (Ler mais)
 


Alerta para riscos de exposição de crianças ao fumo de tabaco
A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou uma campanha de prevenção da exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco, como chamada de atenção para este problema de saúde pública. (Ler mais)



 
Cartilagem produzida a partir de células estaminais embrionárias
Um novo procedimento ou protocolo para a utilização de células estaminais embrionárias humanas permitiu a uma equipa de investigadores britânicos produzir cartilagem a partir daquele tipo de células em ratos. (Ler mais)
 

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal