JANEIRO 2015
TESTE A SUA PRONTIDãO FíSICA ANTES DE TREINAR
Dr. Paulo Pereira
Mestre em Nutrição e Treino Desportivo
Gerente do Innovation Fitness Lab
paulopereira@iflhealthclub.com

É tido por consensual que o mês de Dezembro é por norma um mês de excessos para os madeirenses em geral, sobretudo pela quadra de Natal e Ano Novo (e as regadas Missas do Parto) e outras tantas festas típicas desta quadra. 
É por toda esta realidade de uma Região que se encontra quase sempre em festa, que Janeiro é o mês ideal para monitorizar o seu estado de saúde. O meu conselho é que utilize um equipamento de alta precisão intitulado Omegawave, que permite entre muitas coisas monitorizar a sua prontidão física, isto é, o estado atual do seu organismo para efetuar qualquer tipo de atividade físicas, sejam elas indoor ou outdoor. 
Esta é uma ferramenta que avalia através de electrocardiogramas a prontidão cardiovascular e avalia ainda o estado do sistema nervoso central dessa pessoa através de análises de correntes de ondas cerebrais. 
Mas as vantagens deste equipamento vão mais além. Apesar de poder monitorizar a sua prontidão física para a sua vida diária, percebendo a capacidade atual do organismo na vertente cardiovascular, hormonal e cerebral, avalia também os sistemas reguladores do organismo apercebendo-se da sobrecarga dos órgãos mais sensíveis (fígados ou rins). 
Ora, todos estes aspetos vão permitir ao profissional da atividade física direcionar o treino para algo que seja positivo para o cliente. 
Com base no Omegawave, o prescritor poderá ter atenção no stress cardiovascular que o cliente apresenta, na capacidade de efetuar exercício físico através do sistema nervoso central e na capacidade do próprio indivíduo receber as cargas físicas para uma evolução positiva, evitando entrar em ‘overtraining ou sobrecarga, o que pode provocar uma retração no desenvolvimento do seu organismo, aumentando a probabilidade de doenças e lesões. Na sua base, depois de ter sido ‘vigiado’ pelo Omegawave ficará dotado de uma melhor orientação para que tipo de treino deverá realizar. 
Por exemplo, pela experiência que possuo, este equipamento é ideal para monitorizar em fases sensíveis do indivíduo (sejam elas da alta competição ou então do fitness) de forma a potenciar todas as qualidades físicas e psicológicas, para evitar que um indivíduo treine em fadiga, vendo diminuir a capacidade de concentração, a qualidade do sono, baixa a reação metabólica diminuindo o metabolismo basal fazendo com que o seu organismo se torne mais lento e menos eficaz na obtenção de energia podendo ter défice de glicose nas zonas mais sensíveis do organismo, entre elas no cérebro. 
Muitas das vezes a maioria dos clientes apresenta défice de força e de energia sem perceber de onde vêm as insónias, a irritação na pele, as náuseas, falta de apetite, falta de concentração e as tonturas. O que o Omegawave faz é dissipar a causa de muitas delas, fazendo uma análise do sistema cardiovascular, hormonal e sistema nervoso central. 
O Omegawave não só oferece os mais recentes desenvolvimentos em ciência desportiva e metodologia de formação, como também a compreensão para implementar tal conhecimento em prática, através da avaliação dos indicadores de prontidão. 
O estado momentâneo do sistema cardiovascular é avaliado através de: o índice de stress, da fadiga e da adaptação de reserva. Já o estado atual dos mecanismos de regulação é avaliado através do: sistema nervoso central, sistema cardiopulmonar, sistema de desintoxicação e sistema hormonal. E também pelo estado atual do sistema de abastecimento de energia através do índice de reação metabólica. 

Para além disto, o Omegawave consegue dar-nos uma relação global das zonas alvo de treino para diversas zonas de trabalho fazendo com que o treinador possa prescrever o treino de acordo com objetivos delineados por ambos. Quando falamos em objetivos, não terão de ser competitivos mas de saúde, perca de massa gorda, ganhos de força muscular, melhoria da qualidade de vida geral do indivíduo. 

Destaque
O que é o Omegawave?

É um mecanismo de regulação da actividade vagal;
É um mecanismo de regulação da actividade simpática; 
Ajuda a medir o índice de stress; 
Ajuda a medir o sistema hormonal; 
Ajuda a medir a fadiga;
Ajuda a medir a adaptação de reserva; 
Ajuda a medir o sistema de desintoxicação; 
Mede o índice de reacção metabólica.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal