DEZEMBRO 2014
COMO TER UMA CEIA DE NATAL E UM REVEILLON ESPECIAIS COM UM CORAçãO SAUDáVEL?
Dra. Cristina Moura
Farmacêutica na Farmácia do Caniço
cristina.moura@farmaciadocanico.pt

O Natal e o Reveillon estão aí à porta e a maioria de nós encara a chegada desta época festiva como o pretexto ideal para comer tudo e mais alguma coisa sem culpa, ignorando por completo os efeitos desse excesso para o organismo. Os cardápios natalícios são recheados de fritos, alimentos gordurosos, açúcares, refrigerantes e bebidas alcoólicas, que para um doente cardíaco podem representar problemas bem mais graves do que alguns quilinhos a mais.
A Associação Portuguesa de Nutricionistas alerta para a importância de manter a dieta mesmo diante das tentações das ceias de fim de ano. As receitas com elevado teor de gorduras, açúcar e sal, podem contribuir de forma significativa para o aumento dos níveis de colesterol, triglicéridos e açúcar no sangue, bem como contribuir para o aumento da pressão arterial. Contudo, existem várias estratégias que poderão ser adotadas para evitar que os excessos do Natal não se revelem nas suas análises e na sua balança.

Antes da Ceia de Natal…
- Planeie o menu da ceia de Natal e faça as compras com antecedência para garantir que não cai na tentação do marketing alimentar natalício.
- Comece o dia da véspera de Natal com um pequeno-almoço saudável; prefira pão escuro, leite ou iogurtes magros e fruta.
- Não esteja muitas horas sem comer, pois a probabilidade de abusar nos alimentos ricos em gordura e açúcar aumenta. 
- Beba bastantes líquidos, como água, chá e sumos naturais, assim irá diminuir a fome e não cair na tentação das entradas e dos doces.
- Na preparação da ceia de Natal o bacalhau deve ser muito bem demolhado e dever-se-á evitar adicionar sal à água de cozedura do bacalhau; remova a gordura visível das carnes e a pele das aves antes da confeção; para temperar os seus pratos opte pelo alho e ervas, uma vez que o alho diminui significativamente os níveis de colesterol LDL (mau colesterol), e por molhos como vinagre balsâmico, molho pesto, iogurte natural, mostarda e sumo de limão; use o azeite como gordura de eleição, pois contém ácidos gordos vegetais monoinsaturados benéficos para a saúde cardiovascular; abuse nas frutas como entradas e nas saladas e legumes como acompanhamento dos pratos principais.

Durante a Ceia…
- Lembre-se que as frutas não são para enfeitar a mesa, prefira-as às entradas salgadas e às guloseimas.
- Inicie as principais refeições com sopa e salada para providenciar fibras, saciedade e vitaminas do complexo B (vitaminas importantes à saúde geral do coração).
- Dê preferência às leguminosas (grão, feijão, ervilhas, lentilhas e favas) em detrimento dos hidratos de carbono tradicionais, como a massa, arroz ou batata. Apesar de serem fonte de amido, as leguminosas são ricas em fibras e vitaminas que controlam a absorção de outros nutrientes.
- Evite a ingestão de folhados, enchidos, natas, biscoitos com manteiga e queijos amanteigados, para minimizar a ingestão de gorduras saturadas que contribuem para o problema de colesterol elevado.
- Evite alimentos ricos em açúcar, com potencial para o aumento dos triglicéridos sanguíneos, como doces, alimentos em calda, refrigerantes, bebidas alcoólicas. Dê preferência a água, chá verde e vinho tinto rico em polifenóis, que são poderosos antioxidantes.

E na hora da sobremesa…
- Prefira sempre as sobremesas caseiras, pois são isentas de corantes e conservantes, e pode sempre controlar a quantidade de açúcar e a qualidade da gordura utilizada na confecção.
- Não abuse nas sobremesas à base de ovos, pois a gema é rica em colesterol.
- Finalize sempre as suas refeições com fruta fresca ou assada com canela, para além de pouco calórica a sua acidez facilita a digestão.

Em relação às bebidas alcoólicas, para aqueles que estão a fazer algum tratamento o ideal é não suspender a medicação. Os hipertensos que estão com a pressão arterial controlada poderão brindar com 1 ou 2 taças de vinho ou champanhe. Aconselha-se que antes do consumo de bebidas alcoólicas o corpo esteja hidratado com água e sucos. E mesmo durante a festa dever-se-á intercalar um copo de vinho com uma água ou até mesmo um suco. Assim, os efeitos do álcool não serão tão intensos e a ressaca no dia seguinte também não. Se puder opte pelo vinho tinto, uma vez que é rico em flavonóides, que para além de actuarem na estabilidade da parede dos vasos sanguíneos, diminuem a acumulação de placas de gordura nesses vasos e, mais importante ainda, devido às suas propriedades antioxidantes contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares.


DESTAQUES

E se mesmo com todos estes cuidados cometer alguns excessos? Como combater os quilinhos a mais?
Pelo menos nas 2 semanas seguintes deverá reduzir a quantidade de comida ingerida, comendo em pratos pequenos por exemplo. Não deverá tentar recuperar a forma ou perder quilos rapidamente. O ideal será fazê-lo progressivamente e mantendo uma dieta equilibrada e variada, para que ao longo do tempo passe a ser um hábito!
- Tome sempre o pequeno almoço. Nas semanas seguintes às festividades o pequeno almoço poderá ser mais leve e suave, mas não pode eliminá-lo.
- Opte por menus leves. Dê preferência a alimentos com poucas calorias: hortaliças e verduras, frutas, peixes, carnes com pouca gordura, etc.
- Inclua alimentos depurativos na alimentação, que ao estimularem os órgãos depurativos (fígado e rins) aliviam a sensação de estômago pesado, inchaço e flatulência. Alguns exemplos deste tipo de alimentos são a courgette, espargos, alcachofras, ananás, uvas, limão, brócolos, pepino, etc.
- Inclua também alimentos ricos em fibra que para além de ajudarem ao trânsito intestinal, aliviam a sensação de ventre inchado. Alguns exemplos são as leguminosas, frutos secos, maracujá, ervilhas, favas, pêra com casca, morango, pêssego, cereais, etc.
- Não esqueça a atividade física, caminhar durante uma hora ao dia ajuda a melhorar a digestão e a que as calorias não se acumulem no organismo.
- Tome chás e infusões para evitar os incómodos de digestões pesadas, sensação de ventre inchado, gases ou retenção de líquidos. Além disso, as infusões são depurativas e ajudam a eliminar toxinas.
- Por fim, deve realizar 5 refeições ao dia, evitando o jejum e comer snacks fora de horas, em vez disso, pode optar por comer frutas e verduras.

Um Feliz Natal e uma excelente Passagem de Ano!

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal