NOVEMBRO 2014
ALIMENTAçãO E IMUNIDADE
Dr. Bruno Sousa
Nutricionista
bruno.sousa@mail.com

Com a chegada do inverno e com o arrefecimento da temperatura, surgem as constipações e gripes, e por isso, é tempo de reforçar a importância do papel da alimentação na nossa imunidade.
O sistema imunológico desenvolve inúmeras reações que invariavelmente necessitam de energia e da presença de diversos nutrientes. 
Torna-se assim essencial uma ingestão energética adequada, isto é, de uma quantidade de comida ajustada às necessidades individuais de cada um. Por isso é que situações de desnutrição ou de excesso de peso podem originar alterações imunológicas.
Para além disso, as reações do sistema imunológico necessitam de um aporte adequado de nutrientes, potenciando desta forma as defesas do nosso organismo, dos quais, há a destacar os ácidos gordos ómega 6, as vitaminas A, B6, C, E e ácido fólico, e ainda o selénio, o ferro, o cobre e o zinco.  Para satisfazer estas necessidades nutricionais, há que escolher uma alimentação diversificada, que acaba por ser um dos aspetos fundamentais, e onde estejam presentes diariamente os hortícolas, as frutas, as leguminosas, os cereais integrais, o peixe, os frutos secos, as sementes e o azeite, sempre com peso e medida!  Os iogurtes e os leites fermentados contêm também compostos ativos importantes na imunidade. 
Reparem que não particularizei, por exemplo, nos hortícolas, um alimento em particular, pois é mais importante variar o consumo dentro dos alimentos de cada grupo, do que estar sempre a consumir o mesmo alimento, mesmo que tenha grandes propriedades.
Há ainda que realçar que é útil escolher, os alimentos da época, de preferência regionais, e com um elevado grau de frescura.  Assim, potenciamos todos os seus componentes.
Atenção deve igualmente ser dada à confeção dos alimentos, para que não se exceda as perdas nutricionais. Cozinhar a vapor ou em pouca água, evitar os fritos e nos grelhados as partes carbonizadas, pode ajudar. Para além disso, consumir os alimentos logo após a sua preparação é uma grande vantagem.   
É também importante destacar que se deve providenciar uma boa hidratação, escolhendo a água como bebida de eleição, podendo também optar pelas infusões ou tisanas, ou ainda pelos sumos de fruta naturais. Contudo, há ainda de enaltecer o papel da sopa. Hidrata e é um excelente fornecedor de imunonutrientes.
Realça-se assim a importância de uma alimentação adequada e diversificada para  proteger o nosso organismo, não havendo necessidade de consumir suplementos alimentares ou nutricionais para o efeito. Opte sim... por uma alimentação muito nutritiva! 

DESTAQUE
Reparem que não particularizei, por exemplo, nos hortícolas, um alimento em particular, pois é mais importante variar o consumo dentro dos alimentos de cada grupo, do que estar sempre a consumir o mesmo alimento, mesmo que tenha grandes propriedades.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal